Por Matina Medina

Wolf Cukier, 17 anos, estava no terceiro dia como estagiário em um escritório da agência espacial norte-americana, a Nasa, em Maryland, nos Estados Unidos, quando descobriu um planeta com dois sóis. O achado aconteceu no ano passado, mas só foi divulgado em janeiro.

Wolf fazia um programa de estágio, e o trabalho dele era analisar dados gravados pelo Satélite de Pesquisa de Exoplaneta em Transição (Tess, na sigla em inglês). Ativo desde 2018, o instrumento possui quatro câmeras que registram pedaços do espaço fora do Sistema Solar. As imagens geram gráficos de como o brilho das estrelas mudam. Quando o brilho apresenta um padrão específico, pode significar que ela está passando por um planeta até então desconhecido.

Planeta com dois sóis
#pracegover: a ilustração mostra o TOI 1338 b, descoberto por jovem norte-americano, e os dois sóis. Imagem: divulgação.

“Pensei que fosse um eclipse estelar [quando uma estrela passa na frente da outra], mas o padrão de tempo era diferente. Acabou que era um planeta”, disse o garoto, em comunicado da Nasa.

Cientistas verificaram a observação de Wolf e concluíram que ele descobriu um planeta 6,9 vezes maior do que a Terra. Localizado a 1.300 anos-luz de distância, ele foi batizado de TOI 1338 b.

 

Projeto Tess
O jovem Wolf Cukier não passou por um treinamento extenso ou aprofundado para fazer a descoberta. O projeto Tess recruta pessoas comuns que acompanham a transmissão on-line de padrões no brilho das estrelas. Quando a transmissão apresenta alterações específicas, eles avisam os cientistas responsáveis. O projeto funciona dessa forma porque seres humanos são melhores do que computadores nesse trabalho.

Glossário
Ano-luz é a distância percorrida pela luz durante um ano. Equivale a, aproximadamente, 9.461.000.000.000 de quilômetros.

Fontes: G1, MSN e Nasa.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 143 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido