Cícera, a protagonista do jogo “Árida”. Foto: Reprodução Youtube.

O novo jogo de computador Árida promete ser totalmente diferente de todos os outros que você conhece. Isso porque ele será o primeiro a se passar no sertão do Nordeste. O game vai abordar temas nacionais como a seca, que é um problema bem comum na região.

Na história, a personagem principal Cícera, uma menina de 13 anos, ajuda os moradores do sertão a construirem ferramentas para superar a seca e todos os problemas que vêm junto com ela, como a perda de plantações e a migração dos sertanejos, que saem da região em busca de melhores condições de vida. A narrativa toda se passa na caatinga, onde há muitas espécies de seres vivos que só existem aqui no Brasil.

Outro aspecto inovador é que Cícera é uma garota negra e nordestina, algo inédito nos jogos. Essa característica é muito importante para valorizar a identidade feminina e nordestina, já que a grande maioria dos jogos no Brasil são estrangeiros e não apresentam personagens assim.

O jogo será dividido em quatro episódios, sendo que o primeiro, “Árida: O Despertar do Sertão”, com lançamento previsto para o primeiro trimestre deste ano e poderá ser acessado pela plataforma de jogos Steam.

Fontes: Diário do Nordeste, Correio Braziliense, Estadão e Razões para Acreditar

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (19)

  • Isabela Matheus Matos

    1 ano atrás

    Oi

  • Isabela Matheus Matos

    1 ano atrás

    Adoro seu jornal pois tem muitas coisas legais e curiosidades e achei essa página interessante

  • CEU EMEF JARDIM PAULISTANO

    4 anos atrás

    Eu achei que os responsáveis devem pagar por isto!

  • Escola

    4 anos atrás

    Ultimato: sertão edition

  • Escola

    4 anos atrás

    a Cícera não é negra

  • Paula Roldan

    4 anos atrás

    Olá, turma do Joca! Sou uma leitora adulta e adoro compartilhar suas publicações com os pequenos, é sempre uma atividade produtiva. Escrevo apontar uma falha do Árida. Ele promete ser totalmente diferente de todos os outros, mas não cumpre a promessa. A proposta de uma protagonista negra e nordestina é maravilhosa, no entanto a personagem não foi graficamente retratada como negra. Deveria ter lábios grossos, nariz largo, cabelo mais volumoso e tom de pele escura, não morena. Essa retratação com traços brancos faz com que as crianças negras não se vejam representadas acabem tendo a autoestima afetada. Por qual motivo ela não é mais representativa? Os negros são lindos e representam mais da metade da população do Brasil, já é hora de estarem em todos os lugares. Não precisamos mais sustentar um sistema tantas vezes excludente. Agradeço ao jornal pelo espaço, que continuem com o ótimo trabalho! Paula

  • Helena Turkie Rinaldi

    4 anos atrás

    Olá Paula! Tudo bem? Enviamos seu comentário para os desenvolvedores do jogo e eles nos mandaram o posicionamento da equipe. Confira e, em caso de dúvida, mande para a gente! Continue compartilhando suas opiniões com o Joca :) Olá, Paula e pessoal do Joca. Antes de mais nada a gente agradece demais pelo interesse no Árida. Vem sendo uma jornada de muito aprendizado pra nós aqui da Aoca, e ver que o Árida está atingindo muitas pessoas e muitos espaços (que não apenas os ligados a jogos) é algo muito bacana. E todos os feedbacks nos servem muito para fazer um trabalho melhor e mais responsável. Sobre o que foi mencionado a respeito das características da nossa personagem, a Cícera, a nossa referência de construção veio a partir das pessoas que vivem no ambiente sertanejo, mais precisamente no sertão baiano do século XIX, onde se passa o jogo. Cícera é sim uma personagem não branca, e isso é sim uma bandeira do Árida, afinal acreditamos que quanto mais diversidades temos nos jogos, mais narrativas distintas teremos e isso é um ganho para todos. Porém não temos a pretensão de representar um perfil conclusivo do que é ser negro, até mesmo porque não acreditamos que isso seja possível. Entendemos o ponto levantado sobre a identificação nos casos específicos que foram mencionados, mas como desenvolvedores não temos a condição de com apenas um jogo compensar toda uma ausência histórica de representatividade que ocorre não apenas nos games. Precisamos que mais e mais jogos diversos como o Árida possam surgir, representando mais e mais narrativas distintas, evidenciando toda uma riqueza estética e cultural de outras origens, que são extremamente múltiplas, e que vem sendo negligenciadas desde sempre pela indústria. De todo modo o argumento levantou uma discussão muito legal no time, e debater essas questões nos permite continuar fazendo jogos com propósitos! Um abraço da Aoca e valeu pelo suporte!

  • Jornal_Joca

    4 anos atrás

    Olá, Paula! Muito obrigada por compartilhar sua opinião com a gente! Vamos encaminhar seu comentário para a equipe que produziu o jogo e te avisamos assim que recebermos uma resposta. Continue acompanhando o Joca :) Um beijo!

  • Júlia Guimarães de Toledo

    4 anos atrás

    Tomara q nao pague pq eu quero jogar

  • PIETRA CORREA

    4 anos atrás

    adorei!!!

  • 5 ano

    5 anos atrás

    fandanos

  • profjoca_007

    5 anos atrás

    oi

  • Vinicius Luiz Galvão da Silva

    5 anos atrás

    Eu queira jogar !!! [-.-]

  • Renata

    4 anos atrás

    eu queria jogar também... :(

  • Oak Canyon Jr High

    5 anos atrás

    Mas que legal e otimo??

  • South Hills Middle School

    5 anos atrás

    I totaly agree with yal

  • Alexandre

    4 anos atrás

    muito legal. o jogo tem para nintendo switch

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Que bacana, oportunidade de várias crianças conhecerem problemas e dificuldades em determinadas regiões do próprio país. Show,!!!

  • telma aparecida santana liberti

    5 anos atrás

    Ual!!! Genial!!! Seria ótimo usar nas aulas de Informática :)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido