Ixi! Você bateu no paywall!

Isso quer dizer que você já acessou três conteúdos neste mês.
Insira seu nome e e-mail para acessar mais duas reportagens gratuitamente.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Selecione o plano que você deseja assinar abaixo:

Plano anual. Nosso leitor recebe em casa ou na escola a versão impressa do jornal do Joca, além de ter acesso completo ao conteúdo on-line.

Plano mensal. Assine o Joca on-line e tenha acesso exclusivo a todo o conteúdo do portal.

Enquete

Qual é o acontecimento mais esperado de 2020?

Comentários (17)

  • CEU EMEF JARDIM PAULISTANO

    1 mês atrás

    Eu achei que os responsáveis devem pagar por isto!

  • Escola

    3 meses atrás

    Ultimato: sertão edition

  • Escola

    3 meses atrás

    a Cícera não é negra

  • Paula Roldan

    4 meses atrás

    Olá, turma do Joca! Sou uma leitora adulta e adoro compartilhar suas publicações com os pequenos, é sempre uma atividade produtiva. Escrevo apontar uma falha do Árida. Ele promete ser totalmente diferente de todos os outros, mas não cumpre a promessa. A proposta de uma protagonista negra e nordestina é maravilhosa, no entanto a personagem não foi graficamente retratada como negra. Deveria ter lábios grossos, nariz largo, cabelo mais volumoso e tom de pele escura, não morena. Essa retratação com traços brancos faz com que as crianças negras não se vejam representadas acabem tendo a autoestima afetada. Por qual motivo ela não é mais representativa? Os negros são lindos e representam mais da metade da população do Brasil, já é hora de estarem em todos os lugares. Não precisamos mais sustentar um sistema tantas vezes excludente. Agradeço ao jornal pelo espaço, que continuem com o ótimo trabalho! Paula

  • Helena Turkie Rinaldi

    3 meses atrás

    Olá Paula! Tudo bem? Enviamos seu comentário para os desenvolvedores do jogo e eles nos mandaram o posicionamento da equipe. Confira e, em caso de dúvida, mande para a gente! Continue compartilhando suas opiniões com o Joca :) Olá, Paula e pessoal do Joca. Antes de mais nada a gente agradece demais pelo interesse no Árida. Vem sendo uma jornada de muito aprendizado pra nós aqui da Aoca, e ver que o Árida está atingindo muitas pessoas e muitos espaços (que não apenas os ligados a jogos) é algo muito bacana. E todos os feedbacks nos servem muito para fazer um trabalho melhor e mais responsável. Sobre o que foi mencionado a respeito das características da nossa personagem, a Cícera, a nossa referência de construção veio a partir das pessoas que vivem no ambiente sertanejo, mais precisamente no sertão baiano do século XIX, onde se passa o jogo. Cícera é sim uma personagem não branca, e isso é sim uma bandeira do Árida, afinal acreditamos que quanto mais diversidades temos nos jogos, mais narrativas distintas teremos e isso é um ganho para todos. Porém não temos a pretensão de representar um perfil conclusivo do que é ser negro, até mesmo porque não acreditamos que isso seja possível. Entendemos o ponto levantado sobre a identificação nos casos específicos que foram mencionados, mas como desenvolvedores não temos a condição de com apenas um jogo compensar toda uma ausência histórica de representatividade que ocorre não apenas nos games. Precisamos que mais e mais jogos diversos como o Árida possam surgir, representando mais e mais narrativas distintas, evidenciando toda uma riqueza estética e cultural de outras origens, que são extremamente múltiplas, e que vem sendo negligenciadas desde sempre pela indústria. De todo modo o argumento levantou uma discussão muito legal no time, e debater essas questões nos permite continuar fazendo jogos com propósitos! Um abraço da Aoca e valeu pelo suporte!

  • Jornal_Joca

    4 meses atrás

    Olá, Paula! Muito obrigada por compartilhar sua opinião com a gente! Vamos encaminhar seu comentário para a equipe que produziu o jogo e te avisamos assim que recebermos uma resposta. Continue acompanhando o Joca :) Um beijo!

  • Júlia Guimarães de Toledo

    6 meses atrás

    Tomara q nao pague pq eu quero jogar

  • PIETRA CORREA

    6 meses atrás

    adorei!!!

  • 5 ano

    9 meses atrás

    fandanos

  • profjoca_007

    9 meses atrás

    oi

  • Vinicius Luiz Galvão da Silva

    9 meses atrás

    Eu queira jogar !!! [-.-]

  • Renata

    5 meses atrás

    eu queria jogar também... :(

  • Oak Canyon Jr High

    11 meses atrás

    Mas que legal e otimo??

  • South Hills Middle School

    11 meses atrás

    I totaly agree with yal

  • Alexandre

    5 meses atrás

    muito legal. o jogo tem para nintendo switch

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    11 meses atrás

    Que bacana, oportunidade de várias crianças conhecerem problemas e dificuldades em determinadas regiões do próprio país. Show,!!!

  • telma aparecida santana liberti

    11 meses atrás

    Ual!!! Genial!!! Seria ótimo usar nas aulas de Informática :)

Compartilhar por email