A poucos dias das eleições municipais, um jogo ensina pessoas a administrarem o dinheiro de uma cidade.  

No jogo Ôlio, um alienígena chega à Terra e recebe a missão de administrar uma cidade, como se fosse um prefeito. 

  captura-de-tela-2016-09-26-as-09-13-28

Para ajudá-lo a cumprir suas tarefas, os jogadores devem escolher uma cidade do Brasil e decidir a quantia de dinheiro que vão separar para áreas como: saúde, educação e transporte. 

captura-de-tela-2016-09-26-as-09-13-44

Cada cidade tem um orçamento, ou seja, um valor máximo que pode gastar. Sendo assim, um jogador pode escolher, por exemplo, investir 30% do dinheiro em educação e 20% em saneamento. 

captura-de-tela-2016-09-26-as-09-14-23

Depois de fazer as escolhas, ele poderá comparar o total que investiu, com o valor que o prefeito de verdade investiu nas mesmas áreas. Um jogador pode ter investido 10% do dinheiro em cultura, enquanto o prefeito teria gasto 5% do orçamento nesse mesmo setor. 

captura-de-tela-2016-09-26-as-09-12-48

Ao final, o jogo ainda mostra os e-mails de todos os candidatos que estão concorrendo à prefeitura da cidade escolhida. A ideia é que os jogadores mandem suas opiniões e sugestões para os políticos.  

O Meu Município, site que desenvolveu o jogo, disponibiliza os dados dos municípios brasileiros. Os dados são retirados do Ministério da Fazenda e do IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Para jogar, entre no site: https://meumunicipio.org.br/olio

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido