Agente da Anvisa (de colete bege) explica para os jogadores Lionel Messi, da Argentina, e Neymar Jr. (do Brasil) a determinação do órgão. Foto: MB Media/Getty Images

Quatro jogadores da Argentina foram impedidos de participar de uma partida contra o Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, em 5 de setembro. Os atletas envolvidos eram Emiliano Martínez (goleiro), Cristian Romero (zagueiro), Lo Celso (volante) e Emiliano Buendía (meia-atacante reserva). Eles tinham vindo da Inglaterra e não cumpriram a quarentena obrigatória, o que é contra as regras brasileiras para combater o novo coronavírus.

Emiliano Martinez havia sido escalado como goleiro da partida contra o Brasil. Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

Como o jogo seria em São Paulo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão responsável por supervisionar questões sanitárias no Brasil, interrompeu a partida para exigir que os quatro jogadores saíssem de campo. Em seguida, toda a seleção argentina foi para o vestiário. Os colegas de time dos atletas que haviam estado na Inglaterra se recusaram a continuar a disputa caso a participação deles não fosse liberada. 

Após cerca de uma hora, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) emitiu um comunicado dizendo que o árbitro responsável pela partida havia decidido suspender o jogo. Agora, a comissão disciplinar da entidade resolverá quais serão os próximos passos para solucionar a situação.

Cristian Romero (à esquerda) e Giovani Lo Celso (à direita) com um de seus colegas de time, Bryan Gil. Os atletas jogam no Tottenham Hotspurs F. C., da Inglaterra. Foto: Gualter Fatia/Getty Images

O que diz a Anvisa?

Em nota oficial, a agência afirmou que os jogadores descumpriram a Portaria Interministerial 655, de 2021, que estabelece que viajantes estrangeiros que estiveram nos últimos 14 dias na África do Sul, Índia, Reino Unido e Irlanda do Norte estão impedidos de ingressar no Brasil. 

A nota ainda defende que, desde que soube da condição dos jogadores, a Anvisa entrou em contato com as autoridades brasileiras. Após uma reunião com o Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, representantes da Conmebol, da CBF e da delegação argentina, foi determinada a quarentena dos jogadores.

O jogador Emiliano Buendía. Foto: Joe Prior/Visionhaus

E quem defende a seleção argentina?

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) defendeu os jogadores argentinos, dizendo que estava dialogando com o governo federal para abrir uma exceção à regra da quarentena para eles. Não se sabe com qual representante do governo estavam sendo feitas as negociações. Porém, o acordo era dado como garantido, por isso, o técnico argentino teria escalado três dos quatro atletas como titulares da partida. Entretanto, nenhum acordo oficial havia sido firmado até o horário do jogo. 

Fontes: Anvisa, ESPN, O Globo e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • Olavo Freitas de Oliveira Stramandinoli

    1 ano atrás

    Nossa que chato🤬😡

  • Beatriz Coelho

    2 anos atrás

    amei a reportagem, me ajudou muito na tarefa

  • aluno.murilogarcia@colegiomagister.com.br

    2 anos atrás

    Que doido ter que parar o jogo por causa desses jogadores.

  • aluno.isabellamassaoka@colegiomagister.com.br

    2 anos atrás

    Em minha opinião foi uma decisão boa e ruim... A boa é que eles eles cancelaram o jogo por questões de saúde e a ruim é que eles foram jogar antes de terminar a pandemia (porque eles viajaram).

  • Karam Lucca Ziad Karam

    2 anos atrás

    I don't blame Anvisa they were doing what they thought was the best.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido