Uma partida entre o Cádiz e o Valencia, disputada pelo Campeonato Espanhol, foi marcada por uma acusação de racismo feita pelo zagueiro Mouctar Diakhaby, do Valencia. No jogo, realizado em 4 de abril, em Cádiz, na Espanha, Diakhaby saiu de campo ainda no primeiro tempo depois de, segundo ele, ter sido vítima de um xingamento racista por parte do zagueiro do time adversário, Juan Cala.

Mouctar-Diakhaby-Getty
#pracegover: Mouctar Diakhaby, do Valencia, usa uniforme branco com detalhes em preto. Foto: Alex Caparros/Getty Images

A fala teria ocorrido mais ou menos na metade do primeiro tempo, quando os dois jogadores tiveram um desentendimento após uma jogada aérea. Em seguida, todo o time do Valencia saiu de campo para protestar contra a suposta ofensa. O jogo ficou paralisado por cerca de 20 minutos e foi retomado sem a presença de Diakhaby, que não quis retornar e foi substituído por Guillamón. No Twitter, o perfil oficial do Valencia disse que o zagueiro pediu que os demais jogadores do clube voltassem para a disputa.

Quando a partida foi reiniciada, Cala continuou em campo. No intervalo, ele foi substituído por Marcos Mauro. Ao final, o Cádiz venceu por 2 a 1.

Juan-Cala-Getty
#pracegover: Juan Cala, atleta do Cádiz, usa uniforme amarelo com detalhes em azul. Foto: Mateo Villalba/Quality Sport Images/Getty Images

Repercussão
Dois dias depois da disputa, Cala disse em uma entrevista para a imprensa que não foi racista com Diakhaby e que apenas pediu que o adversário o deixasse em paz durante o jogo. “Houve um desentendimento entre nós, e eu pedi que me deixasse em paz. Eu não sei o que Diakhaby pensa que ouviu, se interpretou mal ou inventou algo”, falou.

No mesmo dia, Diakhaby usou sua conta no Instagram para falar sobre o ocorrido. Ele afirmou novamente que foi vítima de racismo e que não irá tolerar esse tipo de atitude. “Houve um incidente no qual um jogador me insultou (…). Isso é intolerável e não posso permitir. Todos vocês viram a minha reação. Isso não pode acontecer no dia a dia, tampouco no futebol, que é um esporte de respeito”, escreveu.

#pracegover: jogadores dos dois times em campo, em discussão após o ocorrido na partida. Foto: reprodução Twitter e Getty Images

Fontes: ESPN, Globo Esporte e O Globo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 168 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido