Setembro chegou com uma novidade para o Joca: a partir da edição 137, a capa quinzenal do jornal passou a integrar o acervo do Newseum, museu de jornalismo localizado em Washington D.C., nos Estados Unidos. Criada em 2008, a instituição recebe centenas de visitantes por mês e tem cinco andares.

O objetivo do Newseum, de acordo com os organizadores, é mostrar para os visitantes a história da comunicação e a importância da imprensa e da liberdade de expressão. Por lá, é possível ver reportagens históricas, capas de jornais do mundo todo, ferramentas usadas pela imprensa ao longo do tempo, galeria com fotografias vencedoras do Pulitzer (prêmio norte-americano de jornalismo e literatura), entre outras atrações.

Visitantes no Newseum
#pracegover: visitantes conferem conteúdo do Newseum. Foto: divulgação.

Único jornal para crianças e adolescentes do Brasil, o Joca é o segundo periódico voltado para o público infantojuvenil a entrar na instituição — o primeiro foi o francês Le Journal des Enfants. É possível ver o Joca no site do Newseum, na seção Today’s Front Pages (algo como “as capas de hoje”, em português). Nela, ficam expostas as capas do dia de jornais do mundo todo, como do norte-americano The New York Times, do sul-africano Cape Times e do argentino Clarín. Alguns jornais brasileiros, como Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo, também fazem parte dessa seção do museu.

Fisicamente, o Newseum estará aberto para o público até dezembro de 2019. Depois, o museu seguirá com as atividades nas plataformas digitais. Há planos para reabrir a instituição em outro prédio, também em Washington D.C., ainda sem data definida.

Como ver o Joca no Newseum
Você pode acessar o site da instituição e procurar por “jornal Joca”: bit.ly/newseumcapa. Atenção: as capas só ficam disponíveis no site durante um dia. Por isso, é preciso acessar o portal logo depois que uma nova edição do Joca ficar pronta.

Joca-Newseum
#pracegover: capa do Joca no site do Newseum. Foto: divulgação.

O que você encontra no Newseum
Visitantes simulam o trabalho de um repórter de televisão.

criança visita área em simula ser repórter de TV
#pracegover: menina vestindo jardineira e camiseta cor-de-rosa segura microfone simulando uma repórter de TV. No topo, uma TV mostra ele em frente de um cenário fictício. Foto: divulgação.

Glossário
Liberdade de expressão: é o direito que as pessoas têm de dizer o que pensam e produzir o que quiserem. No Brasil, uma lei afirma que todos os meios de comunicação têm o direito de divulgar informações livremente, sem ser censurados.

Newseum-Publico
#pracegover: visitantes conferem jornais de outros países no Newseum. Foto: divulgação.
Capas-Jornais-Mundo-Newseum
#pracego: a imagem mostra capas de jornais de outros países no acervo do Newseum. Foto: divulgação.

Texto publicado originalmente na edição 138 do jornal Joca.

Enquete

Há quanto tempo você é leitor do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email