gráfico manual eleições 182
O Manual das Eleições 2022 explica, por exemplo, como as urnas eletrônicas funcionam / #pracegover: gráfico com cinco barras cor de laranja com uma jovem em pé na última barra a direita. Crédito de imagem: GETTY IMAGES

No Brasil, o ano de 2022 será marcado pelas eleições. Em outubro, os cidadãos vão votar para os cargos de presidente da República, deputados federais, senadores, governadores e deputados estaduais.

Mas você sabe o que faz cada um dos ocupantes desses cargos políticos? Ou como as urnas eletrônicas funcionam? O Manual das Eleições 2022, produzido pelo Joca, traz todas essas explicações. E ainda ajuda os jovens a se preparar para quando sua vez de votar chegar.

“O Manual das Eleições 2022 também explica, para os futuros eleitores, a importância de pesquisar muito bem sobre os candidatos, além de mostrar maneiras para acompanhar, depois das eleições, as ações do político eleito. Tudo isso faz parte do exercício da cidadania, algo que precisa ser praticado desde a infância”, explica Stéphanie Habrich, fundadora e diretora executiva do Joca.

O material pode ser acessado gratuitamente no portal do Joca: https://conteudo.jornaljoca.com.br/manual_das_eleicoes

#pracegover: capa do Manual das Eleições, em tons de azul, laranja e branco. Imagem: divulgação

A importância das eleições
Confira um trecho do Manual das Eleições 2022

Em países democráticos, os cidadãos têm liberdade para votar nos candidatos que quiserem e os resultados das eleições são respeitados. Durante a campanha eleitoral, as pessoas que se candidatam apresentam suas ideias e intenções. Dessa forma, os eleitores escolhem quais propostas são mais parecidas com as que julgam importantes e decidem em quem votar. Os selecionados pela maioria dos votos recebem uma espécie de autorização para decidir e agir em nome dos demais cidadãos. Por isso, na hora de tomar uma decisão como essa, é fundamental pensar bem para escolher o candidato.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 182 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Felipe

    1 ano atrás

    Adorei saber mais sobre as eleições!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido