Ação convida estudantes a pensar em propostas para a economia e a educação brasileira
Estudantes do ensino fundamental e do ensino médio de todo o Brasil estão convidados a participar da nova ação da Editora Magia de Ler, que publica os jornais Joca e TINO Econômico, o projeto Futuro em Pauta.
A iniciativa tem como objetivo reunir ideias, sugestões e propostas elaboradas por crianças e adolescentes, com o apoio de educadores e escolas, para duas importantes áreas do país: economia e educação. Para isso, o projeto estimulará o debate sobre dados atuais relativos a esses setores, possibilitando que os estudantes reflitam sobre a situação e sugiram soluções para melhorar essas áreas.
Ao fim da ação, um documento com todo o material enviado pelos alunos será entregue aos ministros da Educação e da Fazenda, ou a seus representantes.
O processo se dará a partir de desafios elaborados pela editora, e a ideia é de que esse exercício seja feito dentro das escolas, levando os jovens a refletir com a colaboração dos educadores.
“Dessa forma, os jovens têm a oportunidade de participar de maneira efetiva do desenvolvimento do Brasil, mostrando a visão da juventude sobre assuntos que a afetam diretamente, assim como sua expectativa para o país nos próximos anos”, explica Stéphanie Habrich, diretora executiva dos jornais Joca e TINO Econômico.
Quem pode participar?
Qualquer escola das redes pública e privada que tenha estudantes do ensino fundamental e/ou ensino médio poderá participar. Tanto a inscrição como o envio de sugestões e propostas são gratuitos e devem ser feitos por meio de uma escola.
Para dar suporte às atividades a serem devolvidas em sala de aula e contribuir para o debate entre os alunos, a Editora Magia de Ler oferece materiais, dados e informações sobre economia e educação, além de planos de aula para estimular a reflexão. Clique aqui para acessar.
Inscrições
As escolas que quiserem participar do Futuro em Pauta precisam se inscrever na página: conteudo.jornaljoca.com.br/futuro-em-pauta, entre 8 de fevereiro e 10 de abril (as inscrições, que antes iam até 21 de março, foram prorrogadas). Já o envio das sugestões discutidas com os estudantes sobre economia e educação deve ser realizado entre 22 de março e 14 de junho, no mesmo site.
“Temos em nossas mãos a chance de fazer com que o Brasil seja um país muito melhor para se viver, inclusive para os nossos jovens. Não podemos desperdiçar essa oportunidade. Fica o meu convite para que todas as escolas participem”, finaliza Habrich.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.