Roraima-Interna-Acnur
No Dia Mundial do Refugiado de 2020, criança integra concurso de arte Meu Futuro no Brasil, no abrigo São Vicente, em Boa Vista, capital de Roraima. Créditos das imagens desta reportagem: Reynesson Damasceno, Brayan Carmona, Vincent Tremeau Alan Santiago e Santiago Escobar-Jaramillo_ACNUR

De acordo com o ACNUR (Agência da ONU Para Refugiados), o mundo tem cerca de 80 milhões de pessoas que foram forçadas a se deslocar do seu local de origem em virtude de guerras, conflitos e perseguições. Deste total, 26,4 milhões são refugiados — situação que atinge parte de nossos vizinhos da Venezuela.

Atualmente, existem 5,57 milhões de venezuelanos fora de seu país, entre refugiados e migrantes. Um dos destinos deles é o Brasil. Mais especificamente, o estado de Roraima, que faz fronteira com a Venezuela. O Brasil já reconheceu cerca de 59 mil pessoas como refugiadas, de diversas nações, de acordo com dados do ACNUR e do Comitê Nacional Para os Refugiados (Conare). Destas, 46 mil são venezuelanas.

Antes do início da pandemia de covid-19, cerca de 500 venezuelanos chegavam, em média, por dia a Roraima. Com o fechamento da fronteira para ajudar a controlar a doença, esse número caiu. No entanto, os venezuelanos continuaram vindo, mesmo em menor quantidade. O ACNUR estima que mais de 8 mil pessoas tenham entrado no Brasil por Roraima desde março de 2020.

Pensando em tudo isso, o Joca, o ACNUR e a organização Hands On Human Rights se uniram em um projeto para apoiar crianças e adolescentes venezuelanos. A ação Mi Casa, Tu Casa • Minha Casa, Sua Casa convida jovens de todo o Brasil a doar livros, participar de um crowdfunding (“vaquinha” virtual) e trocar mensagens com refugiados e migrantes da Venezuela que estão em 13 abrigos de Roraima.

Clique aqui para acompanhar as metas do projeto Mi Casa, Tu Casa • Minha Casa, Sua Casa, e ver as atualizações diárias da arrecadação de livros, cartas e recursos financeiros

Roraima-Acnur
Refugiados do abrigo São Vicente, em Boa Vista, participam do concurso de arte Meu Futuro no Brasil, de 2020. Créditos das imagens desta reportagem: Reynesson Damasceno, Brayan Carmona, Vincent Tremeau Alan Santiago e Santiago Escobar-Jaramillo_ACNUR

“Acreditamos que a leitura possa levar conforto a essas crianças e adolescentes, permitindo que continuem projetando seu futuro. Mas os benefícios da ação vão além e também chegam aos jovens que se envolverem pelo Brasil. É uma oportunidade única de interagir com o que está acontecendo em nosso país vizinho. Ao participar da ação, os jovens serão os protagonistas dessa missão, colocando o projeto de pé”, explica Stéphanie Habrich, fundadora e diretora executiva do Joca.

Mi Casa, Tu Casa • Minha Casa, Sua Casa
Para José Egas, representante do ACNUR no Brasil, “o mais legal do projeto é proporcionar, com o envolvimento dos leitores e leitoras do Joca, uma oportunidade de leitura e lazer para as crianças e jovens da Venezuela. E também a possibilidade de que os leitores do jornal conheçam melhor a realidade dos seus vizinhos venezuelanos que estão refugiados no Brasil. Por meio dessa troca de conhecimento e desse contato, ainda que virtual ou por livros, iremos construir uma sociedade mais acolhedora e mais harmoniosa”.

A busca por uma sociedade diferente é também o que motiva Edgard Raoul, conselheiro da Hands On Human Rights. Para ele, enquanto as pessoas vulneráveis sofrem as consequências de nascer em determinado local, os outros, privilegiados, isolam-se em suas “ilhas seguras”. “Quem poderia mudar essa realidade não o faz. São adultos que carregam ideias fixas e preconceitos. O projeto Mi Casa, Tu Casa tira esse protagonismo dos adultos, entregando-o aos jovens. Estes, ainda em processo de formação, têm a sensibilidade e a força para questionar uma péssima realidade. A partir do momento que os jovens se conhecem e se entendem como seres humanos, qualquer diferença sobre nacionalidade, religião e cultura desaparece”, diz ele.

Roraima-geral-Acnur
Créditos das imagens desta reportagem: Reynesson Damasceno, Brayan Carmona, Vincent Tremeau Alan Santiago e Santiago Escobar-Jaramillo_ACNUR

Como participar do projeto Mi Casa, Tu Casa • Minha Casa, Sua Casa

Para doar livros

• Selecione livros infantojuvenis em português ou espanhol que tenha em casa e possa doar. Você também pode falar com familiares e amigos para que eles doem obras.

• Escreva dedicatórias nos livros que for doar para os jovens abrigados em Roraima. Essa atenção especial fará bastante diferença.

• Envie os livros para a redação do Joca até o dia 30 de junho.

Outra ideia que você pode colocar em prática é ligar ou enviar e-mails para editoras de livros no Brasil, solicitando doações de obras infantojuvenis para o projeto Mi Casa, Tu Casa. Converse com seus pais antes de executar ações com esta!

Para colaborar com o crowdfunding
• Acesse o site conteudo.jornaljoca.com.br/mi-casa para conferir o regulamento.

• Converse com os professores e coordenadores da sua escola. Uma doação em conjunto da sua turma inteira ou da escola toda pode ser uma ideia interessante.

• Converse com seus pais, familiares e comunidade para ter mais ideias de arrecadação. Seja criativo: você pode até organizar rifas ou vender itens feitos por você, mesmo que on-line (converse com seus pais ou responsáveis sobre essa possibilidade).

• Escolha um adulto para ser responsável pela doação no site do crowdfunding (um representante da sua escola, por exemplo).

• O dinheiro arrecadado será usado para construir os armários-bibliotecas (que receberão os livros nos abrigos de Roraima) e para outros custos da ação, como a compra de caixas para enviar as obras.

• Participe do crowdfunding até o dia 31 de agosto.

Troca de cartas
Passar a viver em outro país envolve uma série de desafios. Um deles é entender a cultura local. E você pode ajudar os refugiados e migrantes da Venezuela nisso. Escreva uma carta ou e-mail contando um pouco sobre o seu dia a dia como brasileiro: o que gosta de fazer, suas comidas preferidas, músicas que curte escutar, entre outras informações.

Para participar, mande sua mensagem pelo correio ou por e-mail para a redação do Joca até 30 de junho. A equipe do jornal vai enviar o seu recado para os jovens venezuelanos em Roraima com selos, papel e canetas para que eles possam responder. Se quiser, coloque também um endereço ou e-mail para contato (converse com seus pais sobre essa ideia) e, talvez, começar a se comunicar com um venezuelano.

Endereço do Joca: Rua Dr. Antônio Bento, 560, conjunto 1007, Santo Amaro, São Paulo, SP, CEP: 04750-001
E-mail do Joca: joca@magiadeler.com.br

Roraima04-Acnur
Créditos das imagens desta reportagem: Reynesson Damasceno, Brayan Carmona, Vincent Tremeau Alan Santiago e Santiago Escobar-Jaramillo_ACNUR

Atuação do ACNUR em Roraima
O ACNUR está presente em Roraima desde 2017, quando houve um aumento na chegada de refugiados e migrantes da Venezuela ao Brasil. As equipes atuam nas cidades de Pacaraima, que faz fronteira com a Venezuela, e Boa Vista, capital do estado. “Trabalhamos para que refugiados e migrantes da Venezuela tenham documentos brasileiros, podendo, assim, acessar os serviços públicos de saúde e educação”, explica José Egas, representante do ACNUR no Brasil.

Roraima01-Acnur
Indígenas da Venezuela em um abrigo de Pacaraima, cidade na fronteira entre Roraima e a Venezuela. Créditos das imagens desta reportagem: Reynesson Damasceno, Brayan Carmona, Vincent Tremeau Alan Santiago e Santiago Escobar-Jaramillo_ACNUR

Toda a ação do ACNUR em Roraima acontece em parceria com a Operação Acolhida, resposta do governo federal brasileiro para atender às necessidades humanitárias de refugiados e migrantes venezuelanos na fronteira. Além disso, o trabalho é realizado com o apoio de outras organizações (da ONU e da sociedade civil) que atuam no local.

Atualmente, existem 13 abrigos da Operação Acolhida para venezuelanos em Roraima, onde vivem cerca de 6.600 pessoas, entre refugiados e migrantes.Entre elas, em torno de 47% têm entre 0 e 17 anos.

Também é importante lembrar que existe uma população de venezuelanos em Roraima que vive fora dos abrigos: estima-se que sejam cerca de 30 mil pessoas.

Roraima02-Acnur
Créditos das imagens desta reportagem: Reynesson Damasceno, Brayan Carmona, Vincent Tremeau Alan Santiago e Santiago Escobar-Jaramillo_ACNUR

Entenda a diferença
Refugiados: indivíduos forçados a deixar seu país por causa de guerras, conflitos e perseguições.
Migrantes: deixam o país de origem por vontade própria e razões diferentes das dos refugiados (como questões econômicas, busca por uma melhor educação ou emprego).

O que está acontecendo na Venezuela?
O país sofre uma intensa crise política, social, humanitáriae econômica (faltam alimentos, remédios e itensde higiene), o que leva os cidadãos a buscar ajuda emoutras nações. De acordo com dados da Organizaçãodas Nações Unidas (ONU) divulgados em fevereiro de2020, a crise na Venezuela levou 60% dos habitantes agastar todas as economias que tinham para comprarcomida. Saiba mais sobre a situação no país, que jádura alguns anos, nas edições 119, 124 e 125 do Joca.

Dados globais sobre os venezuelanos

Do total de 5,57 milhões de venezuelanos que deixaram seu país:
2,47 milhões têm vistos de residência temporária para viver em outra nação.
798.200 apresentaram pedidos de reconhecimento da condição de refugiado.
144.500 foram reconhecidos como refugiados.

Roraima05-Acnur
Créditos das imagens desta reportagem: Reynesson Damasceno, Brayan Carmona, Vincent Tremeau Alan Santiago e Santiago Escobar-Jaramillo_ACNUR

Principais origens de pessoas com reconhecimento de refugiado no Brasil:
Venezuela: 46 mil pessoas.
Síria: 3.900 pessoas.
República Democrática do Congo: 1.500 pessoas.
Angola: 1.400 pessoas.
Colômbia: 1.100 pessoas.

O que dizem os jovens que já estão participando da ação?

“Decidi me envolver porque fiquei muito interessado em saber mais sobre o ACNUR e o que eles fazem para ajudar e acolher os refugiados e migrantes. Também fiquei comovido com a situação de quem chega ao Brasil. Já aprendi que eles merecem e precisam ter uma condição boa de vida. Espero que o projeto traga muita alegria para essas crianças e adolescentes. E que eles consigam esquecer um pouco das dificuldades.” João Pedro F., 13 anos, São Paulo (SP)

Joao-Roraima-Mi-Casa
João Pedro F., 13 anos, São Paulo (SP). Foto: arquivo pessoal

“Quando ouvi sobre o projeto, achei que seria uma ótima chance para aprender mais sobre a Operação Acolhida. Tenho certeza de que levar livros terá um importante impacto na vida dos jovens venezuelanos. A leitura nos dá a oportunidade de entender outras culturas e mergulhar em mundos diferentes.” Beatriz de O. A., 13 anos, São Paulo (SP)

Beatriz-Roraima-Mi-Casa
Beatriz de O. A., 13 anos, São Paulo (SP). Foto: arquivo pessoal

“Decidi me envolver porque acho importante ajudar as pessoas. Antes, eu não sabia que isso [a questão dos refugiados venezuelanos] era um problema que existia, mas agora sei que é algo que acontece em Roraima e em outros lugares do mundo. Acho que esse projeto vai ajudar os jovens a se sentir bem recebidos e aceitos.” Alma C., 13 anos, São Paulo (SP)

Alma-Roraima-Mi-Casa
Alma C., 13 anos, São Paulo (SP). Foto: arquivo pessoal

Escute o episódio 50 do podcast Revisteen, uma parceira entre o Joca e a rádio CBN, sobre refugiados. Dê o play abaixo!

Fontes: ACNUR, relatório Tendências Globais 2019 – ACNUR (divulgado em junho de 2020) e ONU.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (28)

  • Luizimeire Farias Furtado

    2 anos atrás

    Fiquei muito comovido

  • PGM

    2 anos atrás

    Projeto muito legal, mas não ha devolutiva das crianças venezuelanas para as cartas enviadas. Uma pena….

  • max2021

    2 anos atrás

    Boa campanha! Minha escola esta participando Colégio Santa Amália Maple Bear! Eu já escrevi uma dedicatória no livro extraordinário!

  • Andréa da Silva Pantoja Pantoja

    2 anos atrás

    LINDA Campanha, vou realizar com meus alunos, esse tema carta é muito interessante, os livros vou tentar ver também se consigo... Parabéns pela bela iniciativa.

  • TAIS

    2 anos atrás

    JOCA É MINHA PRIMEIRA VEZ VENDO ESSE JORNAL E EU JA ADOREI TODOS OS DIAS VOU VIM VER AS NOTÍCIAS

  • TAIS

    2 anos atrás

    OI JOCA ADOREI A CAMPANHA

  • JOAO PEDRO

    2 anos atrás

    OI JOCA AMEI ESSA CAMPANHA QUE ESTAO FAZENDO CONSERTESA VOU PARTICIPAR

  • Juliana

    2 anos atrás

    Meus filhos também participaram enviando carta e livros e inclusive apresentaram o projeto na escola MAITÊ TURATI SILVA E KADU TURATI SILVA COLÉGIO KOELLE RIO CLARO

  • Mariana

    2 anos atrás

    oi joca adorei ler a reportagem já vou participar .Vou mandar várias mensagens.

  • Raffaella S. Mason, 7 anos

    2 anos atrás

    Oi Joca, amei essa ação, é muito legal, vou juntar livros e quero escrever email para os amigos Venezuelanos. Beijos

  • Camila 1

    2 anos atrás

    Oi, Joca! Adorei a campanha, com certeza vou participar!

  • Maria Fernanda dos Santos.

    2 anos atrás

    Oi Joca eu amei !essa campanha ,como fazer para participar ?

  • Felipe Sali

    2 anos atrás

    Oi, Maria Fernanda. Tudo bom? Que bom que você se interessou pelo projeto. Para participar, basta entrar neste link e ver todas as informações. https://conteudo.jornaljoca.com.br/mi-casa Qualquer dúvida, envie um e-mail para joca@magiadeler.com.br

  • Ligar camila podemos garrafas outros.

    2 anos atrás

    Oi joca eu achei essa campanha,como fazer para participar?

  • Felipe Sali

    2 anos atrás

    Oi, tudo bom? Que bom que você se interessou pelo projeto. Para participar, basta entrar neste link e ver todas as informações. https://conteudo.jornaljoca.com.br/mi-casa Qualquer dúvida, envie um e-mail para joca@magiadeler.com.br

  • telma_liberti@hotmail.com

    2 anos atrás

    CLARO QUE VAMOS PARTICIPAR!!!! OS ALUNOS DOS 5ºS ANOS DA EMEF LAERTE CRIARAM UM CONTO E A IDEIA SERÁ "RECONTAR" EM VÍDEO, PODCAST E CARTINHAS COMPARTILHANDO E INCENTIVANDO OUTRAS CRIANÇAS A ESCREVEREM BELAS HISTÓRIAS.

  • maria mac dowell santos

    2 anos atrás

    Adorei a campanha amo quando o mundo e onesto

  • fabricio azevedo menezes

    2 anos atrás

    DADADAD

  • maria mac dowell santos

    2 anos atrás

    oi joga adorei a oferta como participo sou do 4 ano e tenho auguns livros que eu nao uso muito entao eu queria ajudar

  • Jornal Joca

    2 anos atrás

    Oi, Maria! Obrigado por deixar seu comentário! Você pode enviar os livros para a redação do Joca, segue o endereço que também está na reportagem aqui desta página: Rua Dr. Antônio Bento, 560, conjunto 1007, Santo Amaro, São Paulo, SP, CEP: 04750-001 Para saber mais sobre o projeto, acesse o site: https://conteudo.jornaljoca.com.br/mi-casa

  • Radar Ler o Mundo #1 - O imposto sobre o livro e mais

    2 anos atrás

    […] de Roraima e a compra de caixas para enviar as obras, por exemplo. Saiba mais como participar acessando a matéria.Você sabia que nós temos uma parceria bacana com o Joca? A coluna Ler o Mundo com o Joca traz […]

  • Camila Lopes

    2 anos atrás

    Oi, Joca! Adorei a ideia da campanha!

  • Samira Izar Medeiros

    2 anos atrás

    Juliana I. M. Escola Bakhita. 5°ano A. Oi, Joca você pode me explicar como é pra fazer a carta e como participar?

  • Jornal Joca

    2 anos atrás

    Olá, Juliana! Você encontra dicas para fazer a carta e a forma de participar aqui nesta página mesmo, no tópico "troca de carta". Para saber mais informações sobre o projeto, acesse o site da ação: https://conteudo.jornaljoca.com.br/mi-casa Se tiver alguma outra dúvida, escreva para joca@magiadeler.com.br

  • Camila 1

    2 anos atrás

    Oi, Joca! Podem explicar como funciona a doação?

  • Jornal Joca

    2 anos atrás

    Olá, Camila! Obrigado por deixar seu comentário por aqui! Todas as informações sobre a doação para o projeto estão no site: https://conteudo.jornaljoca.com.br/mi-casa Se tiver alguma outra dúvida, escreva para a gente no e-mail contato@magiadeler.com.br

  • Camila 1

    2 anos atrás

    Oi, Joca! Adorei a campanha, como posso participar?

  • Jornal Joca

    2 anos atrás

    Olá, Camila! Que legal que você gostou! Todos os detalhes para a participar estão no site da campanha: https://conteudo.jornaljoca.com.br/mi-casa Se tiver qualquer outra dúvida, escreva para a gente no e-mail contato@magiadeler.com.br :)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido