Ixi! Você bateu no paywall! Isso quer dizer que você já acessou três conteúdos neste mês.Insira seu nome e e-mail para acessar mais duas reportagens gratuitamente. Assinante? Faça Login Voltar para a home Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca Selecione o plano que você deseja assinar abaixo: 12
Dois anzóis encontrados em uma caverna na ilha japonesa de Okinawa, podem ser os instrumentos de pesca mais antigos encontrados até agora. Segundo pesquisadores, eles têm aproximadamente 23 mil anos.
Os anzóis têm cerca de 1,4 centímetros de comprimento e formato de meia lua. São feitos de conchas de caracol de mar, e representam um descobrimento importante sobre as técnicas de pesca do Período Paleolítico ou a Idade de Pedra.
Até agora, o anzol mais antigo do mundo tinha sido descoberto por um grupo de arqueólogos australianos no Timor-Leste e a sua idade era estimada entre 16 mil e 23 mil anos.
O estudo mostrou que as técnicas avançadas de pesca nesta zona do Pacífico são mais antigas do que se pensava.
“É incrível saber que a técnica de pesca que temos hoje pode ser a mesma que existia nos tempos antigos”, afirmaram os pesquisadores.
Os cientistas determinaram a idade dos anzóis fazendo um teste de radiocarbono.