A japonesa Kane Tanaka, de 116 anos, é considerada a pessoa mais velha do mundo. Foto: Guinness World Records/ Divulgação.
A japonesa Kane Tanaka, de 116 anos, é considerada a pessoa viva mais velha do mundo. Foto: Guinness World Records/Divulgação

Kane Tanaka foi confirmada pelo Guinness World Records (“livro dos recordes”, em português) como a pessoa viva mais velha do mundo, no dia 9 de março de 2019, quando tinha 116 anos e 66 dias. A cerimônia de apresentação em que Kane recebeu o título foi realizada na casa de repouso onde ela mora. O recorde anterior pertencia a outra japonesa, Chiyo Miyako, que viveu até julho de 2018, aos 117 anos.

Nascida em 2 de janeiro de 1903, Kane teve cinco filhos e possui o hábito de acordar sempre bem cedo: às 6h. Suas atividades preferidas são jogos de tabuleiro e estudar assuntos como matemática.

Ao longo de seus 116 anos, ela passou por várias cirurgias — incluindo uma para a catarata, que faz com que a visão fique embaçada e pode causar cegueira — e até superou um câncer colorretal, uma doença grave que atinge o intestino grosso. Apesar disso, ela agora vive tranquila em Fukuoka, no Japão.

Kane está a seis anos do recorde de pessoa mais velha que já existiu, que pertence à francesa Jeanne Louise Calment há 22 anos. Jeanne morreu em 1997, aos 122 anos.

O homem mais velho

No dia 20 de janeiro, pouco antes de Kane Tanaka ser confirmada como a pessoa mais velha do mundo, o homem que então era o mais velho do mundo, Masazo Nonaka faleceu. Ele tinha 113 anos. Por isso, o título agora está sendo investigado e ainda não se sabe quem vai herdá-lo.

Já o homem mais velho de todos foi Jiroemon Kimura (Japão), que nasceu em 19 de abril de 1897 e morreu aos 116 anos e 54 dias, em 2013.

Fontes: Estadão, Guinness World Records e Guinness World Records.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (7)

  • Adriana

    4 anos atrás

    eu tenho 113 anos

  • Ana Júlia Rodrigues Dias

    5 anos atrás

    Que legal! Super interessante!

  • Felipe Belopede Massonetto

    5 anos atrás

    adorei a sehora é muito fofa

  • Rafaela Costa

    5 anos atrás

    Achei demais essa informacao no jornal joca.

  • Maria Eduarda Florido Campos Gonçalves

    5 anos atrás

    q legal como alguem pode sobreviver 116 anos passando por cirugia chocadaaa

  • Vanessa

    5 anos atrás

    Que top

  • South Hills Middle School

    5 anos atrás

    oiiiiiiiii

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido