Dados do governo japonês revelam que o país registrou queda de 5,1% nos nascimentos em 2023
Dados divulgados pelo governo japonês em 27 de fevereiro revelam que o país registrou queda de 5,1% nos nascimentos em 2023 na comparação com 2022. É o oitavo ano seguido que a nação tem redução nessa taxa. Isso preocupa o governo do Japão, que declarou que tomará medidas sem precedentes para tentar reverter essa realidade.
Em 2023, o país registrou o nascimento de 758.631 bebês, menor número desde 1899, quando os dados começaram a ser colhidos. Yoshimasa Hayashi, secretário-chefe de gabinete do governo japonês, falou sobre o quanto isso é crítico: “O período dos próximos seis anos, até 2030, quando a população mais jovem começará a diminuir rapidamente, será a última oportunidade de conseguir inverter essa tendência”.
O Japão tem população atual estimada em 125 milhões de pessoas, mas a expectativa é de que, até 2070, sejam 87 milhões, redução de cerca de 30%.
O que o governo vai fazer?
As autoridades vão incentivar o crescimento da taxa de natalidade (nascidos vivos por mil habitantes) por meio de apoio financeiro para os pais e aumento do salário de jovens.
A expectativa de que, até 2070, quatro em cada dez japoneses tenham 65 anos ou mais representa um problema futuro na economia. Por exemplo, o governo pode ter dificuldade para pagar as aposentadorias (valor recebido por idosos quando deixam de trabalhar) e lidar com a falta de pessoas consideradas produtivas (trabalhando), movimentando a economia.
POPULAÇÃO BRASILEIRA TAMBÉM ESTÁ ENVELHECENDO
Apesar de ser em um ritmo mais lento, os brasileiros também estão envelhecendo. De acordo com o Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população com 65 anos ou mais cresceu 57,4% na comparação com 2010. O contrário aconteceu na faixa até 14 anos, que teve redução de 12,6%.
FONTES: FOLHA DE S.PAULO, G1, REUTERS E THE GUARDIAN.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.