O novo primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett. Foto: Amir Levy/Getty Images

Após 12 anos no poder, Benjamin Netanyahu deixou o cargo de primeiro-ministro (saiba mais abaixo) de Israel em 13 de junho. Agora, quem assume é Naftali Bennett, político israelense que já atuou como ministro de várias pastas do país, como Educação, Defesa e Economia. 

Para chegar ao poder, Bennett fez uma aliança com outros partidos, que vão de judaicos ultranacionalistas (que são contra a existência de um Estado palestino – saiba mais sobre esse conflito aqui) até árabes-israelenses. Isso porque, em Israel, para um governo assumir é necessário que tenha a maioria dos parlamentares como aliados (saiba mais sobre esse processo abaixo). 

O Knesset (como é chamado o parlamento israelense) votou em 13 de junho para decidir se o governo proposto por Bennett e seus aliados assumiria o poder. A decisão foi tomada por 60 votos a favor do novo governo, 59 contra e uma abstenção (que é quando se escolhe não ir nem contra, nem a favor). 

Como o governo de Israel é formado?

O povo não vota em um candidato, como ocorre no Brasil. Em vez disso, os israelenses elegem uma lista com candidatos que, para eles, são os mais adequados para ocupar vagas no parlamento do país, chamado Knesset. Depois dessa etapa, o parlamento fica responsável por formar o governo. Cada lista contém o nome de quem o partido indica para cada cargo, inclusive o de primeiro-ministro. Seria mais ou menos como votar em um partido, com a diferença de que vários partidos podem se unir para formar uma só lista. 

Após a votação popular nas listas, as cadeiras do Knesset são distribuídas de modo proporcional. Como há 120 cadeiras, se a lista de um partido tiver 25% de votos, por exemplo, ele irá ocupar 30 assentos. Para um governo assumir o comando do país, é necessário obter a maioria dos parlamentares como aliados (ou seja, ao menos 61 dos 120 membros devem apoiá-lo).

Por que Netanyahu saiu do poder?

Em dezembro de 2020, Netanyahu e o presidente do parlamento, Benny Gantz, não conseguiram chegar a um acordo sobre o orçamento do país (quanto dinheiro o governo pode gastar). Esse fato, segundo as leis israelenses, força o Knesset a se dissolver e convocar novas eleições.

Assim, foram marcadas novas eleições para definir quem seriam os novos membros do parlamento. A votação, que ocorreu em 23 de março, terminou com o partido de Netanyahu como o que mais recebeu votos. Mas, apesar da vitória, o ex-premiê não conseguiu continuar no poder, já que ele ainda precisava fazer com que mais da metade dos parlamentares (ao menos 61) apoiassem sua reeleição – o que não ocorreu. 

Por isso, o presidente de Israel, Reuven Rivlin, convidou o partido que ficou em segundo lugar, o Lapid, para tentar formar um governo. Com partidos como Yemina, eles conseguiram formar um governo com a aprovação necessária para assumir o poder. Assim, o líder do Yemina, Naftali Bennett, passou a ocupar o cargo de primeiro-ministro.

Qual é a diferença entre o presidente e o primeiro-ministro de Israel?

O presidente possui apenas um cargo simbólico, que representa a união da nação, que deve vir acima de qualquer partido político. Já o primeiro-ministro ocupa o cargo mais alto da política israelense e é responsável por tomar as principais decisões que envolvem o país.

Fontes: CNN, G1, G1, O Globo e Israel Ministry Of Foreign Affairs.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido