Ismart busca talentos da rede pública para 225 bolsas de estudos em colégios particulares de excelência

Processo seletivo recebe inscrições até 15 de julho pela internet; vagas são em SP e no Rio

... Bolsa Talento do Ismart saiba mais Bolsa Talento do Ismart: saiba mais

Estão abertas as inscrições do processo seletivo do Ismart, que escolhe anualmente alunos da rede pública de ensino para bolsas de estudos em escolas particulares de excelência em São Paulo e no Rio de Janeiro. Podem se candidatar às vagas alunos matriculados no 7º ano e no 9º ano do ensino fundamental, com perfil de alto rendimento escolar. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, até 15 de julho, no site www.ismart.org.br. Neste ano serão oferecidas até 225 bolsas integrais.

 Leia: Em SP, menino de 14 anos pega seis ônibus por sonho de passar ...

Para os alunos do 7º ano, o Ismart oferece o Projeto Alicerce, um cursinho preparatório para o ensino médio, com dois anos de duração, cujas aulas ocorrem no contraturno da escola pública. Já os estudantes do 9º ano aprovados no processo seletivo terão bolsa para cursar o ensino médio nas escolas particulares parceiras do Projeto Bolsa Talento.

Para participar do processo seletivo, o aluno deve vir de família com renda per capita de até dois salários mínimos (ou seja, renda de no máximo R$ 1.760,00 por pessoa). Ele precisa ainda ter idade adequada à série (no máximo 13 anos completos, se matriculado no 7º ano, e no máximo 15 anos completos, se matriculado no 9º ano). O último critério é o de não haver repetência no histórico escolar.

Os alunos selecionados recebem uma bolsa de estudos integral, que compreende uniforme e material didático e ajuda de custo para transporte e alimentação. Após concluírem o ensino médio, os estudantes poderão participar do Programa de Desenvolvimento do Ensino Superior do Ismart e ganhar uma bolsa-auxílio.

Atualmente o instituto tem 777 bolsistas entre o 8º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio. Eles estudam em 18 escolas diferentes nas cidades de São Paulo, São José dos Campos, Cotia, Sorocaba e Rio de Janeiro. Outros 339 bolsistas do Ismart já estão na universidade, matriculados em instituições de excelência do Brasil e dos Estados Unidos, como Harvard, Stanford e Dartmouth.

O processo seletivo tem cinco etapas: teste online, prova presencial, entrevista individual, visita domiciliar e dinâmica de grupo. A inscrição pode ser feita pelo próprio candidato ou por um professor que deseje indicar seus alunos.

Os colégios parceiros do Projeto Alicerce são: Bandeirantes, Objetivo e Santo Américo (São Paulo); Objetivo e Poliedro (São José dos Campos); e pH e São Bento (Rio de Janeiro). Neste projeto, são oferecidas 55 vagas em São Paulo, 40 em São José dos Campos e 35 no Rio de Janeiro.

O aluno aprovado para o Projeto Bolsa Talento poderá cursar o ensino médio em uma das seguintes escolas em São Paulo (Arquidiocesano, Etapa, Lourenço Castanho, Móbile, Objetivo ou Poliedro), Cotia (Sidarta), Sorocaba (Uirapuru) e Rio de Janeiro (Pensi ou pH). Neste projeto, são oferecidas 40 vagas em São Paulo, 10 em Cotia, 10 em Sorocaba e 35 no Rio de Janeiro.

Criado em 1999, o Ismart (sigla para Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que identifica jovens talentos de baixa renda e lhes concede bolsas em escolas particulares de excelência e o acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, do ensino fundamental à universidade.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido