ELE INVENTA LEGO

O português Marcos Bessa tem 25 anos e faz o que muita criança gostaria de fazer: inventa Lego. Ele veio o Brasil para 4ª ExpoLUG Brasil e conversou com Joca.

lego-simpsons-minifigures

Lego_MarcosBessa

As respostas dele estão transcritas em “português de Portugal”. Ao ler, imagine um português falando. No final do texto, veja as palavras que têm diferenças entre o português do Brasil e o de Portugal.

Você brincava com brinquedos LEGO quando era criança?
Sim, brincava. Durante a minha infância toda era minha actividade favorita. E passava tardes inteiras construindo, destruindo e construindo outra vez.

O que você estudou para virar LEGO designer?
Ao contrário da generalidade dos meus colegas que estudaram Design de Produtos, ou Design Gráfico, eu estudei Engenharia Informática. Mas a minha paixão por design e os conhecimentos que adquiri como um AFOL (Adulto Fã de LEGO) em Portugal, acabaram por se provar suficientes para garantir o meu lugar na empresa.

Com o que trabalhava antes?
Esse é o meu primeiro emprego. Fiz pequenos trabalhos de design gráfico à base de “freelance” enquanto estudava, mas nada mais.

Marcos-Bessa-LEGO-microscale-Cafe-CornerO que significa ser LEGO designer, é você quem cria os brinquedos?
Eu desenho e crio os modelos que crianças e adultos terão a oportunidade de montar em suas casas. Eu tenho trabalhado em linhas de produtos que se destinam sobretudo para meninos dos 5 aos 7 anos mas criei já alguns mais direccionados para a comunidade adulta de fãs de LEGO.

Quais brinquedos que criou?
Entre muitos, destaco os mais recentes, como a Casa dos Simpsons (71006), a aeronave Milano (76021) do filme Guardiões da Galáxia, o carro Ecto-1 (21108) do filme Os Caça-Fantasmas e a Fábrica do Pai Natal (10245).

Onde você se inspira para inventar esses brinquedos?
Vejo os filmes, leio quadrinhos, assisto a séries de animação. Para conjuntos como a Fábrica do Pai Natal, faço pesquisas de imagens no Google, assisto filmes e recorro à minha imaginação.

Você brinca com peças LEGO em casa e no trabalho?
Em casa não, ocupo o meu tempo livre com outras actividades. Mas no trabalho sim, enquanto trabalho também vou brincando. 🙂

legoComo é seu escritório, tem uma mesa cheia de peças LEGO?
A nossa área de trabalho é bem ampla, com mobiliário todo branco, coberto de construções LEGO. Sento com outros designers, de diferentes nacionalidades. Temos gavetas por trás da gente cheias de peças LEGO, todas organizadas por cor e tipo de peça. E claro, a minha mesa está sempre coberta de peças LEGO.

lego simpsonsVocê faz os desenhos no computador? Começo por construir modelos com peças reais, mas no decorrer do processo criativo, temos que levar essa construção para o computador, recorrendo para isso a software especialmente desenvolvido para o efeito.

Quais os próximos conjuntos LEGO que você pensa em criar? Isso agora…. 🙂 Posso apenas revelar que serão tão ou mais empolgantes e interessantes quanto os que já desenhei até agora. Mal posso esperar para que todos vocês lhes coloquem as mãos em cima.

lego-ghostbusters-thumbnail

Portugal Brasil
ActividadeDireccionados AtividadeDirecionados

Enquete

De qual capa do Joca em 2022 você mais gostou até agora?

Comentários (17)

  • BENICIO LUCAS NASCIMENTO

    1 ano atrás

    Se ele tinha 25 anos em 2015 deve ter uns 30 agora...

  • Yasmin

    1 ano atrás

    Eu adoro lego e vou pedir de Natal

  • Paulo Henrique

    1 ano atrás

    eu gostei muito dessas construções

  • lindinha

    2 anos atrás

    muto legal esse trabalho

  • EE Henrique Dumont Villares

    4 anos atrás

    Esse lego é muito interessante, deve ser muito legal criar um lego

  • Denise

    5 anos atrás

    Amei este trabalho

  • Guilherme m. Euvaldo

    7 anos atrás

    Eu gostaria que tudo fosse de Lego e fácil montar e desmontar com as mãos!!!

  • Joca

    7 anos atrás

    Nossa, ia ser demais!

  • Adriana Holovatiuk

    7 anos atrás

    Que maximo, nunca pensei que fossem criar "Os Simpsons" em Lego.

  • Joca

    7 anos atrás

    Pois é Adriana, tem Lego de (quase) tudo! Obrigada por nos escrever!

  • Cheny

    7 anos atrás

    mais que da ora esse carro do star wars.

  • Joca

    7 anos atrás

    Da hora, né, Cheny? Muito legais esses Legos

  • Francisco de Piratininga Mauger

    7 anos atrás

    ele e muito bom como sera que ele fais isso com tanta fasilidade caramba!!!!!!!!!!

  • Joca

    7 anos atrás

    Oi Francisco! Ele estudou muito e continua a se atualizar sempre para saber o que os amantes de Lego gostam. Além disso, ele usa a criatividade para inventar brinquedos legais! Você também pode inventar muitas coisas com o Lego! Tente! E escreva sempre para o Joca! Adoramos receber mensagens, ideias, sugestões. Obrigada Joca

  • Guilhermina Marquese

    7 anos atrás

    EU AMO, AMO, AMO SIMPSONS E AGRADEÇO POR TER CRIADO A CASA DELES

  • Joca

    7 anos atrás

    Hihihi, muita gente também ama os Simpsons! Na Bolívia, o protesto deu certo! A Unitel vai retornar com Os Simpsons para a TV em seu horário tradicional e agora ao invés dos tradicionais 45 minutos, a animação terá duas horas de exibição diárias, das 16h às 18h. A notícia chegou até os produtores da série, que agradeceram os bolivianos em um vídeo publicado na página do Facebook.

  • NICO

    7 anos atrás

    ESTE E O MELHOR TRABALHO DO MUNDO

Compartilhar por email