Coreia do Sul e Estados Unidos se tornaram os primeiros países a oferecer o serviço 5G, uma conexão de internet para celular extremamente veloz. A novidade, que começou a funcionar em abril em algumas regiões da Coreia e dos EUA, pode ser até 20 vezes mais rápida do que o 4G, rede que até então era a mais moderna do mundo.

Além da alta velocidade, o serviço 5G tem mais estabilidade e cobertura do que o antecessor. Essas características possibilitam downloads mais velozes, navegações mais eficientes na internet e desenvolvimento de “tecnologias do futuro” — segundo especialistas, carros que não precisam de motorista, por exemplo, serão beneficiados com a chegada do 5G.

No Brasil, o 5G começou a ser testado em 2016, mas só deve chegar aos usuários de celular em 2023.

Linhas móveis usadas pelos brasileiros (dados da Anatel de 2018)

#pracegover: um gráfico mostra porcentagens, da forma descrita a seguir – 50% para 4G (na cor verde); 31% para 3G (na cor laranja); 12% para 2G na cinza; 7% para M2M (na cor amarela), sigla para máquina a máquina (interliga sistemas de rede a dispositivos remotos). Imagem: reprodução.

A letra “G”, vista em 4G e 5G, significa “geração”. Conforme a tecnologia vai avançando, novas gerações vão surgindo. A internet 4G, por exemplo, é mais rápida do que a 3G.

Como a tecnologia móvel evoluiu ao longo dos anos

1G – 1ª geração: 1980, apenas voz.

2G– 2ª geração: 1991, voz e mensagens.

3G– 3ª geração: 2001, voz, navegação móvel na web, vídeos, compartilhamento de imagens etc.

4G– 4ª geração: 2010, voz, vídeos HD, internet mais rápida do que a oferecida na 3ª geração, entre outros.

5G – 5ª geração: 2020, voz, vídeos 3D, internet mais rápida até o momento.

Estados com maior número de linhas telefônicas móveis no Brasil

#pracegover: a ilustração traz imagens dos mapas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, junto a telefones celulares ilustrados nas cores preta, vermelha e azul, junto às seguintes informações – São Paulo: 62 milhões de usuários; Minas Gerais: 22 milhões de usuários; Rio de Janeiro: 20 milhões de usuários. Imagem: reprodução e Getty Images.

Fontes: Le Point FR e Verizon.

Notícia publicada originalmente na edição 130 do jornal Joca.

Enquete

Há quanto tempo você é leitor do Joca?

Comentários (1)

  • Caroline Castro

    11 meses atrás

    Eu achei muito legal a 5G só que eu já tinha visto a notícia ? no fantástico mas mesmo assim eu li no Joca?

Compartilhar por email