O que você quer ser quando crescer? Apesar de essa ser uma escolha difícil para fazer ainda na juventude, as leitoras Luiza do V., 11 anos, e Geovana R., 13 anos, já sabem a resposta: jornalista.

A vontade surgiu em Luiza quando ela começou a estudar em um colégio que usa o Joca em sala de aula, a Escola Estadual Henrique Dumont Villares, em São Paulo (SP). “Antes disso, eu não tinha o hábito de ler notícias. O Joca me chamou muito a atenção porque tem uma linguagem apropriada para crianças e jovens e não trata só sobre coisas ruins, tem sempre uma notícia boa, que deixa a leitura mais divertida”, diz.

Luiza-em-pauta-167
#pracegoveer: Luiza usa boné e está com o rosto pintado. Ela segura um livro com a mão direita. Foto: arquivo pessoal

Uma das atividades não obrigatórias onde Luiza estuda é a elaboração do jornal Mirante, com produções dos alunos. O projeto é o meio que ela usa para praticar a profissão que pretende seguir. “Já fiz uma matéria sobre curiosidades do Chile, porque fiz uma viagem”, relembra.

Já Geovana, de Camaçari (BA), gosta de escrever textos tanto para guardar para si como para compartilhar com amigas. Após ter lido no Joca sobre as queimadas na Amazônia, em 2019, ela resolveu reunir as colegas e produzir um vídeo sobre o que estava acontecendo. “Gosto muito de mostrar notícias. Geralmente, sempre estou falando sobre coisas que eu vejo no jornal e compartilho muitas notícias com a minha família”, explica.

Geovana-em-pauta-167
#pracegover: Geovana usa chapéu e blusa listrada em branco e rosa. Foto: arquivo pessoal

Trabalhar tanto com escrita como com pesquisas — importantes para a atuação dos jornalistas — são os planos de Geovana. “Eu percebia que as pessoas pegavam partes [de outros textos], copiavam e usavam. Aprendi que pesquisar não é isso e sempre gostei muito de escrever com as minhas próprias palavras”, conclui.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 167 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • pat.diniz

    2 anos atrás

    eu vou ser arqueologo

  • mac.valen

    3 anos atrás

    eu voce cantora e eu gostei dessa notisia

  • thais.f.rohr

    3 anos atrás

    Nós achamos legal as meninas se inspiram no Jornal Joca, para querem ser jornalistas quando crescerem. (Bia, Mafe, Thaís e Vic)

  • melina.branco

    3 anos atrás

    Que legal! A luiza falou que a reportagem é divertida e não tem palavras ruins.. eu ADOREIIII oque ela disse.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido