Neste ano, está sendo lançada a plataforma GivingTuesday Kids. O objetivo é inspirar as crianças e a ajudá-las a pensar em suas próprias iniciativas de generosidade. A seguir, conheça a história de algumas das crianças embaixadoras do movimento.

KHLOE THOMPSON, 12 ANOS (Yorba Linda, Califórnia, EUA)

#pracegover: Khloe usa blusa cinza, com lacinho nos cabelos. Ela segura nos braços uma bolsa preta. Khloe sorri na foto. Foto: divulgação.

PROJETO NO GIVINGTUESDAY KIDS: em uma escola, vai colocar em prática seu projeto de bolsa com itens de higiene pessoal, da organização Khloe Kares — saiba mais sobre ela na página 2.

“Comecei o movimento #GivingTuesdayKids com uma DM [direct message, ou mensagem direta/privada, em português] do Instagram para a equipe global do GivingTuesday. Eu queria inspirar mais crianças a mudar o mundo. Sou filantropa [pessoa que promove ações pelo bem-estar dos  outros] internacional e comecei minha própria organização sem fins lucrativos, Khloe Kares, aos 6 anos. Faço e distribuo sacolas de higiene para mulheres que não têm moradia em minha comunidade. Também instalo bombas de água no Gana + ensino liderança a outros jovens em todo os EUA, inspirando-os a sair da passividade + tornarem-se agentes de mudança em sua própria comunidade.”

RYAN HICKMAN, 10 ANOS (Orange County, Califórnia, EUA)

#pracegover: Ryan sorri para foto. Ele usa camiseta cinza, com estampa verde e boné verde com detalhes em branco. Foto: divulgação.

“Quando eu tinha 3 anos, fui com meu pai a um centro de reciclagem local para trocar algumas sacolas com latas + garrafas por dinheiro, e o resto é história! Hoje, o projeto Ryan’s Recycling [Reciclagem do Ryan, em tradução livre] engaja pessoas por todo o Orange County, na Califórnia. O objetivo é reciclar para manter latas + garrafas longe do oceano, ao qual elas são prejudiciais. Passo parte da  semana separando latas e garrafas dos meus clientes e as deixando prontas para serem levadas ao  centro de reciclagem. Nós só temos uma Terra — vamos tomar conta dela!”

Sabia mais sobre o projeto de Ryan neste link: ryansrecycling.com

JAHKIL JACKSON, 12 ANOS (Chicago, Illinois, EUA)

#pracegover: Jahkil está sorrindo. Ele veste camiseta de manga comprida azul com uma estampa de tigre no centro. Foto: divulgação.

PROJETO NO GIVINGTUESDAY KIDS: vai distribuir roupas novas para 90 jovens em Chicago, Flórida e Atlanta, nos EUA. Saiba mais sobre o projeto de Jahkil neste link: officialprojectiam.com.

“Eu advogo por aqueles afetados por falta de moradia pelo mundo. Fundei o Project I Am [‘Projeto Eu Sou’, em tradução livre] para conscientizar os moradores de rua e oferecer soluções de curto prazo com Blessing Bags [‘Bolsas de Bênçãos’, em português], que eu encho com itens essenciais do dia a dia + artigos de higiene. Organizei a distribuição dessas sacolas para necessitados em Chicago, Los Angeles, Oklahoma, Washington D.C., Atlanta, Virginia + Idaho. Também forneci as sacolas para órfãos em Mbabane, Suazilândia [país da África], assim como para vítimas de uma erupção vulcânica na Guatemala + sobreviventes do furacão nas Bahamas, Flórida, Houston + Porto Rico.”

BROOKLYNN RILEY, 12 ANOS (Louisville, Kentucky, EUA)

#pracegover: Brooklyn veste camiseta vermelha com jaqueta jeans por cima. Foto: divulgação.

PROJETO NO GIVINGTUESDAY KIDS: vai organizar um movimento para arrecadar brinquedos e doá-los a crianças menos favorecidas.

“Eu sou modelo, representada pela Zuri Model & Talent NYC, caçadora de sonhos, buscadora de aventuras + influenciadora tween [entre 8 e 12 anos]. Pratico diversos esportes na escola, incluindo competição de torcida, futebol, corrida + basquete. Eu amo colaborar com quem tem menos sorte do que eu. No inverno passado, organizei um movimento que coletou 120 casacos para ajudar pessoas em situação de rua e mantê-las aquecidas nos meses frios.”

MICHAEL PLATT, 14 ANOS (Bowie, Maryland, EUA)

#pracegover: Michael usa camisa azul. Por cima, um avental preto com detalhes em laranja. Nas mãos, Michael segura um utensílio de colocar cobertura em doces. Foto: divulgação.

PROJETO NO GIVINGTUESDAY KIDS: vai montar e distribuir pacotes de lanches saudáveis para pessoas que passam por insegurança alimentar [quando há pouca oferta de alimentos e é difícil adquiri-los] na comunidade onde ele vive.

“Sou padeiro + um defensor da justiça alimentar. Quando eu tinha 11 anos, comecei um negócio de panificação ‘1 por 1’ — a cada cupcake vendido, eu doava um para pessoas em situação de rua, vivendo em abrigos por causa de violência doméstica ou em lares temporários. Isso levava a eles alegria — o  que eu acredito que todo mundo merece ter. Também comecei uma iniciativa sem fins lucrativos chamada P.L.L.A.T.E., que oferece pacotes de lanches saudáveis e não perecíveis [que não estragam com facilidade] para crianças que possam estar em uma situação de insegurança alimentar. Assim, elas podem ter lanches saudáveis + facilmente acessíveis a elas, na ponta dos dedos.”

BILLY TOMS, 8 ANOS (Chicago, Illinois, EUA)

#pracegover: Billy usa camiseta cinza-escuro com estampa nas cores verde e azul. No rosto, óculos escuro. Foto: divulgação.

PROJETO NO GIVINGTUESDAY KIDS: vai reunir amigos e vizinhos para coletar cachecóis, luvas e chapéus para crianças e adultos moradores de rua.

“Eu sou ativista de justiça social em Chicago + luto por justiça e igualdade para todas as pessoas. Acho que todo mundo, não importa a idade, tem o poder de fazer grandes coisas e ajudar nosso mundo. Gosto de passar meus fins de semana organizando almoços embalados para serem dados a pessoas que possam estar com fome — você nunca sabe quem está faminto. Também sou voluntário  na New Moms [‘Novas Mães’, em tradução livre], organização sem fins lucrativos que ajuda jovens mães + seus bebês no oeste de Chicago.”

JORDYN WEBB, 11 ANOS (Las Vegas, Nevada, EUA)

#pracegover: Jordan veste camiseta azul-clara e calça em tom de azul mais escruo. No cabelo prendedores das mesmas cores. Foto: divulgação.

PROJETO NO GIVINGTUESDAY KIDS: vai arrecadar dinheiro para crianças que passam fome em sua comunidade

“Eu empodero, inspiro + elevo garotas e aumento a conscientização + arrecado fundos para o banco de comida local para ajudar a pôr um fim na fome durante a infância. Minha recente campanha, Bag Childh ood Hunger [Sacola da Fome Infantil, em tradução livre], arrecadou cerca de 2 milhões de  dólares! Fui homenageada pelo ThreeSquare [banco de alimentos em Las Vegas] pelo meu trabalho de arrecadar fundos para oferecer mais de 6 mil refeições para crianças famintas na minha comunidade durante as férias da primavera. Vou seguir com meu trabalho de empoderamento das meninas, acabando com a pressão da desigualdade de gênero que jovens garotas enfrentam, enquanto continuo a arrecadar fundos e aumentar a conscientização para ter certeza de que meus colegas estudantes nunca tenham fome.”

LIANA TORRES, 13 ANOS (New Jersey, EUA)

#pracegover: Liana veste moletom vermelho, calça preta e tênis branco. Foto: divulgação.

PROJETO NO GIVINGTUESDAY KIDS: está planejando juntar família e amigos para fazer pequenos cobertores para animais de um abrigo local. Também quer fazer fotos dos bichos para ajudá-los a ser adotados.

“Eu me importo com o planeta e divido com meus seguidores no Instagram maneiras de como preservar e cuidar dele. Também me preocupo com os animais e compartilho isso. Usando produtos livres de crueldade [que não foram testados em animais] e itens reutilizáveis (como sacolas, canudos, utensílios etc.), nós todos podemos colaborar quando se trata da Terra e dos nossos amigos peludos.”

JAYDEN PEREZ, 12 ANOS (New Jersey, Estados Unidos)

#pracegover: Jayden usa bermuda em tom marrom, camiseta azul e com o número 26 estampado no centro, em branco. Na cabeça, um boné. Ele está entre dois carrinho de supermercado cheios de produtos. Foto: divulgação.

PROJETO NO GIVINGTUESDAY KIDS: vai coletar brinquedos para o hospital local e crianças das Bahamas impactadas pelo mais recente furacão que passou por lá.

“Eu venho espalhando bondade desde os 8 anos, ajudado pessoas, crianças + pets — depois que furacões atingiram Porto Rico + Flórida — e falando sobre anti-bullying. No ano passado, eu me juntei ao Kidbox 2018 Kids Board of Directors [conselho administrativo do projeto social Kidbox — saiba mais neste link: kidbox.com]. Também sou o presidente da minha organização sem fins lucrativos, chamada From the Bottom of My Heart [‘Do Fundo do Meu Coração’, em português]. Espero inspirar a juventude a fazer a diferença. Quero mudar o mundo — com um ato de bondade por vez.”

Dia de doar: o Brasil também está lançando sua plataforma, com dicas de materiais para as crianças fazerem suas próprias campanhas. Confira aqui: diadedoarkids.org.br

*Depoimentos dados ao site do GivingTuesday Kids.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 140 do jornal Joca

Enquete

Há quanto tempo você é leitor do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email