Muitos carros foram destroçados após a catástrofe. Foto: Eko Siswono Toyudho de Getty Images

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, declarou estado de emergência de 14 dias no país atingido por terremotos e um tsunami em 28 de setembro. Os fenômenos, que começaram na ilha de Célebes, deixaram mais de mil vítimas, mais de 600 feridos e forçaram 16.732 a saírem de suas casas.

As autoridades da Indonésia pediram ajuda humanitária internacional para poderem lidar com a grave situação. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que 191 mil pessoas precisem de ajuda, entre elas 46 mil crianças.

Várias ONGs se prontificaram a ajudar, mas o bloqueio de estradas e a destruição de aeroportos dificulta o acesso aos lugares atingidos. As buscas por sobreviventes continua em Palu e Donggala, as regiões mais afetadas.

O desastre começou com um terremoto de 6,1 graus na escala Richter, que deixou um morto e 20 feridos. Cerca de três horas depois aconteceu outro terremoto, de 7,5 graus, e um tsunami, com ondas entre 1,5 metro e 2 metros que atingiram a cidade de Palu.

A situação pelo país é caótica: há carros amassados, construções destruídas, árvores derrubadas pelas ruas, falta de alimentos e gasolina, além de saques a mercados por parte da população.  

Esses terremotos ocorreram um mês depois que dois outros atingiram ilhas no Sul do Pacífico e a Indonésia, incluindo Lombok, que ainda está se recuperando dos efeitos dos tremores de 5 de agosto, que resultaram em mais de 430 mortes.

*Matéria atualizada às 10h55 de 2 de outubro.

Por que há tantos terremotos e tsunamis na Indonésia?
O país está numa das regiões que mais sofrem tremores no mundo, o Anel de Fogo do Pacífico. O local, que abriga 450 vulcões, é também conhecido como Círculo de Fogo e abarca uma das maiores placas tectônicas do país. Cerca de 90% dos terremotos aconteceram ali.

A área de 40 mil quilômetros de extensão tem formato de ferradura e circunda a bacia do Pacífico, da qual também fazem parte Japão, Filipinas, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico Sul.

Os países dessa região ficam em áreas muito instáveis das placas tectônicas, onde terremotos e tsunamis são comuns.

O que são tsunamis?
Tsunamis acontecem principalmente em áreas costeiras após terremotos. As ondas gigantes são causadas pelo movimento das placas tectônicas.

Entenda o que são placas tectônicas e como se formam os terremotos na Coleção da Edição 102 do Joca. Clique na imagem para ampliar.

 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido