A equipe se preparando para a missão. Foto: ISRO/ Divulgação.
A equipe se preparando para a missão. Foto: ISRO/Divulgação

A Índia pode se tornar o quarto país a pousar na Lua se a missão Chandrayaan-2, que lançou o foguete GSLV-MkIII, em 22 de julho, chegar até lá. Por enquanto, apenas Rússia, Estados Unidos e China conseguiram fazer com que foguetes atingissem a superfície lunar. A previsão é de que o GSLV-MkIII alcance nosso satélite natural em 6 de setembro.

Essa missão não tripulada (ou seja, que não possui pessoas a bordo) é a continuação da Chandrayaan-1, que foi lançada em 2008 e ficou no espaço por dois anos, apenas orbitando a Lua (sem pousar no satélite natural). 

Desta vez, para chegar até a Lua serão usados propulsores que vão “empurrar” a nave para cima até ela estar perto do destino. Quando isso ocorrer, ela será “capturada” pela gravidade lunar e espera-se que possa pousar na superfície com a ajuda de um último estímulo dos propulsores. 

A ideia é que, assim que pousar, o jipe robótico Pragyan, que embarcou no foguete, possa explorar a Lua e ajudar a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (Isro, na sigla em inglês) a estudar o local. 

Originalmente, a missão deveria ter se iniciado em 15 de julho, mas foi cancelada menos de uma hora antes da decolagem porque um dos tanques do foguete estava perdendo a pressão.

Fontes: CNN, G1 e Mensageiro Sideral

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • joaosb

    4 anos atrás

    Adorei a entrevista, de verdade!

  • Maurits van t Hooft Prado Abreu

    4 anos atrás

    Legal esta reportagem.???.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido