Conceptual Books

A leitura pode ser um hábito divertido e os resultados virão no futuro,
com bons desempenhos escolares e adultos muito mais seguros e bem preparados

 

Ler é um hábito poderoso que nos faz percorrer mundos e ideias, principalmente quando esse hábito é adquirido desde a infância. E a família tem papel fundamental nesse processo, já que muitas crianças adquirem o desejo pela leitura a partir do estímulo que tiveram de seus pais e familiares em atividades encaminhadas com naturalidade no dia a dia, como contar e criar histórias para despertar o imaginário.

A criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia as palavras com mais clareza, amplia seu vocabulário e se comunica melhor. “A leitura pode ser considerada como uma das mais importantes tarefas que os pais devem ensinar, mas é importante ressaltar que para isso os pais precisam ter consciência da necessidade, além de saber escolher os livros dentro da faixa etária destinada e interesses”, afirma Ana Maria Damiani, Coordenadora dos Cursos de Pedagogia e Letras da Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate.

Livros que proponham algum tipo de reflexão e, que sejam bem escritos e ilustrados podem fazer a diferença. Temas atraentes também são garantia de diversão e aprendizagem. Para conquistar as crianças, é preciso recomendar livros pelos quais eles se interessem, seja ele de qualquer estilo, como contos infantis, aventuras ou ministério, assim o envolvimento com a leitura será mais completo. Importante ressaltar que a partir da leitura é possível, também, trabalhar valores como respeito, amizade, cooperação e solidariedade, entre outros.

* Ana Maria Damiani é coordenadora da Escola de Educação e professora nas disciplinas Psicopedagogia, Educação Infantil e Neurociência na Universidade Anhembi Morumbi. Tem experiência na área de Pedagogia e Psicopedagogia Hospitalar, Inclusão e Integração de Deficientes, com ênfase em Distúrbio do Desenvolvimento. A especialista está à disposição para entrevistas.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • 8 ideias para incentivar seu filho a escrever mais e melhor |

    7 anos atrás

    […] parecer bastante óbvio dizer que, a partir do momento em que as crianças entram em contato com a leitura, elas começam a desenvolver o interesse pela escrita. Mas é importante frisar que o hábito de […]

  • O que um jornal infantil pode fazer pelo senso crítico das crianças? |

    7 anos atrás

    […] pais e a escola devem incentivar as crianças a ler diferentes tipos de textos — o jornal é a mídia ideal para isso, já que ele contém textos […]

  • Malerie

    6 anos atrás

    Enilghtening the world, one helpful article at a time.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido