incendio-cinemateca-brasileira-174
Ainda não há informações sobre a quantidade de material perdido durante o incêndio no local. #pracegover: bombeiros em frente à Cinemateca no dia do incêndio. Foto: Corpo de Bombeiros de São Paulo_Fotos Públicas

Um dos galpões da Cinemateca Brasileira, na cidade de São Paulo, foi atingido por um incêndio em 29 de julho. Sem vítimas, o fogo destruiu parte do acervo de filmes, reportagens e outros documentos audiovisuais. Ainda não há confirmação sobre o montante perdido.

Segundo os bombeiros, o incêndio começou durante a manutenção do ar-condicionado, feito por uma empresa terceirizada (ou seja, contratada para esse serviço). Em entrevista ao Joca, Ana Caroline Rodrigues, ex-funcionária da Cinemateca, afirmou que a tragédia poderia ter sido evitada caso os trabalhadores do local não tivessem sido demitidos há cerca de um ano. “O monitoramento que se fazia era diário. Temperatura e umidade dos ambientes precisam seguir parâmetros que garantam a manutenção do acervo [ já que os filmes, por exemplo, são feitos de material inflamável], além da verificação dos aparelhos de ar-condicionado, medidores de umidade etc.”, explicou.

cinemateca-brasileira-incendio-174
#pracegover: parte do arquivo com latas de rolo de filme queimadas durante incêndio. Foto: Corpo de Bombeiros de São Paulo_Fotos Públicas

Em nota oficial divulgada em 30 de julho, a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo afirmou que, desde 2019, buscou alternativas referentes à manutenção da Cinemateca. “O Governo Federal se mostrou resistente a diversas tentativas de diálogo. Seu posicionamento, oficial e na imprensa, dava conta de contratos emergenciais insuficientes para a correta preservação do acervo filmográfico e documental”, declara a nota.

No dia seguinte ao incêndio, o Governo Federal publicou um edital (ou seja, um comunicado com as regras oficiais) para escolher a entidade que cuidará da preservação da Cinemateca pelos próximos cinco anos. O documento faz parte de um acordo, feito em 12 de maio, que a Secretaria Especial de Cultura, o Ministério do Turismo e o Ministério Público Federal se comprometeram a cumprir para melhorar as condições da Cinemateca.

O que é a Cinemateca?
Fundada em 1940, a instituição é responsável por preservar e divulgar a produção audiovisual brasileira. Seu acervo, formado por cerca de 250 mil rolos de filmes e mais de um milhão de documentos relacionados ao cinema, é o maior da América do Sul.

glauber-rocha-174
Parte do acervo de Glauber Rocha, um dos cineastas mais importantes do Brasil, estava na área atingida pelo fogo. #pracegover: foto em preto e branco de Glauber Rocha. Crédito de imagem: Arquivo Nacional_ domínio público

Fontes: Cinemateca Brasileira, Folha de S.Paulo, G1, O Globo e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 174 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido