Uma imagem fala mais do que mil palavras. Já ouviu essa expressão? Fotografias são capazes de trazer tanta informação porque podem mostrar uma história, um evento, captar um olhar sobre algo interessante a ser contado para as outras pessoas — de amigos a professores.

Aliás, se você já leu um gibi ou mangá, teve contato com outra forma de imagem, a ilustração, que seria como uma fotografia em formato de desenho. Ela mostra o que está acontecendo na história. Na próxima vez que ler um gibi, aproveite para observar que cada imagem é mostrada com olhares mais de longe ou mais de perto. Isso se chama enquadramento.

Em uma foto, os enquadramentos servem para contar o que está sendo registrado. Alguns mostram as ações que estão acontecendo. Outros podem captar todo o ambiente de uma ação. E ainda há o enquadramento de perto, que traz as feições das pessoas e detalhes.

Outro ponto a se prestar atenção na hora do registro de uma imagem é a posição em que a foto será feita: horizontal ou vertical. Isso costuma variar conforme o local em que você vai publicar a imagem. Se for para um jornal na escola, blog, site ou até feed de rede social, o ideal é tirar a foto na horizontal. Já a opção vertical vai melhor em publicações em formato de stories.

Veja mais cuidados na hora de fotografar:

1.EVITE a contraluz: se tiver uma janela ou uma luz acesa, não posicione a câmera ou celular contra essa fonte de luz.
2. FIQUE atento aos cortes: evite que a foto corte os joelhos ou braços das pessoas, por exemplo.
3. PROCURE não usar o zoom do equipamento, para que a imagem não fique tremida.

Agora, que tal sugerir atividades com fotografia ao seu professor? Vocês podem, por exemplo, organizar uma mostra com imagens feitas pelos estudantes.

O PROGRAMA IMPRENSA JOVEM É UM PROJETO DESENVOLVIDO PELO NÚCLEO DE EDUCOMUNICAÇÃO, DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO, E É RECONHECIDO PELA UNESCO COMO PRÁTICA DE REFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO MIDIÁTICA.


Esta matéria foi originalmente publicada na edição 194 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido