Evento foi causado por fenômenos ópticos
No dia 18 de agosto, o céu na cidade de Chengdu, na China, refletiu uma ilusão de óptica que surpreendeu todos que observavam a área no momento: sete sóis foram vistos em meio às nuvens. Um vídeo que registrou o instante foi compartilhado nas redes e rapidamente viralizou, pela raridade do acontecimento.
Segundo Sol?? Na Ásia hoje foram registrados 7 sóis!!! É quase aquele ditado um Sol para cada um hahaha!!! Efeitos de refração, difração criaram essa imagem maravilhosa!!! pic.twitter.com/veMIF2mYnV
— Sacani (Space Today) – AKA Gordão Foguetes (@SpaceToday1) August 21, 2024
O fenômeno de óptica pode ser explicado por dois fatores: refração e dispersão. A refração acontece quando a luz muda de direção ou velocidade ao passar de um meio para o outro. A dispersão, por sua vez, ocorre quando a luz branca (que une diferentes cores) é separada ao incidir na atmosfera (o arco-íris, por exemplo, é causado pela dispersão).
Os dois fenômenos juntos, em virtude da posição exata da Terra em relação ao astro naquela localidade e momento, causaram a impressão de o Sol estar sendo refletido em várias projeções e em diferentes cores.
Além disso, segundo especialistas, outros pontos podem influenciar o evento tão raro, como a densidade de água (vapor) nas nuvens e até mesmo a presença de grandes superfícies espelhadas.
Fontes: G1, Folha de S.Paulo e O Globo.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.