Em tradução para o português, a mensagem diz: "Dia de Sobrecarga da Terra". Crédito de imagem: Getty Images

O dia 2 de agosto foi a data da “sobrecarga da Terra” em 2023. O marco delimita o momento em que a humanidade já consumiu uma quantidade de recursos naturais maior do que a capacidade de regeneração do planeta dentro do período de 365 dias.

Em outras palavras, os recursos naturais da Terra estão esgotados em 2023 pela exploração feita pela humanidade, e sua regeneração (como o nascimento de novas árvores) vai demorar mais tempo do que os dias restantes do ano. A partir de 2 de agosto e até o fim de 2023, o ser humano passa a “dever” para o planeta, entrando em um saldo de consumo negativo.

A data de “sobrecarga da Terra” existe desde 1971, quando passou a ser calculada pela Global Footprint Network, uma organização sem fins lucrativos. Entre as décadas de 1970 e 1990, o esgotamento de recursos naturais acontecia entre setembro e dezembro. O dia da sobrecarga passou a ocorrer em agosto durante os anos 2000.

O cálculo que define o dia de sobrecarga leva em consideração a quantidade de consumo de todos os países do mundo. Caso a conta fosse feita por nação, as datas seriam diferentes. Em 2023, para o Brasil, seria 12 de agosto.

O que causa a sobrecarga?

A exploração de recursos naturais se dá por diversas maneiras. Por exemplo: consumo de água e extração de matérias-primas (como a madeira das árvores). A utilização de parte desses recursos é necessária para a sobrevivência da humanidade. No entanto, quando o consumo é muito intenso, a atmosfera fica muito poluída, entre outros fatores, o planeta fica sobrecarregado e os recursos naturais se esgotam antes que a Terra consiga renová-los.

Fontes: G1, WWF, Earth Overshoot Day Org e Earth Overshoot Day Org.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (8)

  • Arthur

    8 meses atrás

    eu acho muito legal essa reportagem porque agora todos podem saber para tomar cuidado com os recursos que coletamos do nosso planeta 🌏.

  • SME TS ALUNO 55

    8 meses atrás

    Achei bacana esta reportagem fez eu prensar antes de desperdiçar alguém recurso natural -Arthur Ribeiro emeb jorge amado 5-b

  • israel dias

    8 meses atrás

    oi oi oi oi oi oi o io o io ipo o io ioi oi oio ioi o io io i oi o oi o io i oi oi oi o o o o io o io o io i oi oi oi oi o io io o io io io io o o io o io io o o o o o i

  • israel dias

    8 meses atrás

    maria luiza aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii ela acetol iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  • Alexandre dos Santos Andrade

    8 meses atrás

    Muito legal a notícia e também até pensei em não fazer tanto desperdício.

  • israel dias

    8 meses atrás

    e muito legal ver isso

  • Julia Vieira Lula

    8 meses atrás

    Adorei essa notícia! Achei muitooooo interessante! Parabéns à todos que escreveram ou tiveram uma participação!

  • kaki

    8 meses atrás

    essa é minha lição de casa, escrever uma noticia do Joca no meu caderno

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido