Confira como estão sendo as celebrações pelo mundo
No dia 8 de abril, o falecimento do artista Pablo Picasso (1881- 1973) completou 50 anos. Como homenagem, Espanha e França — países em que Picasso viveu — organizaram uma série de exposições e eventos por todo o mundo, intitulada Picasso Celebración – 1973-2023.
Na França, no Museu Nacional Picasso-Paris, o designer Paul Smith criou uma mostra, aberta até 27 de agosto, que apresenta obras do artista ao lado de trabalhos de nomes atuais das artes. Já em Málaga, na Espanha, o Museu Picasso irá expor, entre maio e setembro, esculturas feitas por ele.
A celebração também é realizada no Brasil, na cidade de São Paulo, com a exposição Imagine Picasso, que utiliza projetores para exibir obras que jamais vieram ao país.
Quem foi Picasso?
Pablo Ruiz Picasso nasceu em Málaga, Espanha, e, ao longo de seus 91 anos, produziu mais de mil pinturas, 10 mil desenhos e mil esculturas.
Em entrevista ao Joca, Sylvia Sato, assistente de mediação e programas públicos do Museu de Arte de São Paulo (Masp), explicou que Picasso deu início ao cubismo, movimento que explora formas geométricas em busca de retratar figuras tridimensionais em desenhos bidimensionais, entre outros aspectos. Apesar de a fase cubista do artista ter se tornado a mais famosa, suas obras não se resumem a esse movimento.
“Algumas pessoas acham que Picasso não sabia desenhar, principalmente pelo fato de ele ter caminhado para o lado cubista, cheio de ‘rabiscos’ e formas geométricas, em vez de produzir obras mais realistas. Mas não, ele realmente dominava as técnicas”, afirma Sylvia.
EXPOSIÇÃO IMAGINE PICASSO
ONDE: Morumbi Shopping – Av. Roque Petroni Júnior, 1.089, São Paulo (SP).
QUANDO: até o dia 9 de maio.
INGRESSOS: entre 32 e 200 reais.
Fontes: CasaCor, eBiografia, O Globo e Terra.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 204 do jornal Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.