Hoje, 12,6 milhões de cidadãos holandeses elegerão o futuro governo, com a escolha do próximo primeiro-ministro do país e os 150 membros de sua Câmara dos Representantes.

Resultado de imagem para Mark Rutte

A disputa está entre o atual premier Mark Rutte, que busca seu terceiro mandato consecutivo, e o líder ultranacionalista e eurocético Geert Wilders.

Wilders

O partido de Wilders propõe o fechamento das fronteiras e mesquitas, a proibição do Corão e a saída do país da UE e teve queda de popularidade nas últimas semanas.

Para formar um governo, um partido precisa ter pelo menos 76 das 150 cadeiras da Câmara dos Representantes.

Resultado de imagem para eleições holanda

O país possui mais de 10 mil centros de votação no país, que receberão os eleitores até às 21h, quando começa a apuração.

O medo de uma possível invasão de hackers russos, forçou o governo holandês a evitar que os computadores sejam conectados à internet. Com isso, a apuração dos votos será manual.

Por esse motivo, o anúncio do vencedor será demorado em comparação com as outras eleições, mas o resultado deve ser divulgado ainda hoje.

Nesta eleição, participam 28 partidos políticos de diferentes ideologias. Calcula-se, porém, que apenas 13 recebam mais votos.

O Partido da Liberdade (PVV), do ultradireitista Geert Wilders e o Partido Popular da Liberdade e Democracia (VVD), do primeiro-ministro Mark Rutte, concorrem nas eleições como fortes candidatos.

O parlamento holandês tem 150 deputados.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido