Hoje, 12 de março, a Coca-Cola comemora 124 anos do lançamento de sua primeira garrafa. Em 1894, Joseph Biedenharn instalou máquinas de engarrafamento no local onde o refrigerante era produzido, em Vicksburg, Mississippi, nos Estados Unidos.

Design da primeira garrafa de Coca-Cola.

O sucesso, no entanto, não veio rapidamente: nos cinco primeiros anos, a média de vendas não passava de cinco garrafas por dia.

Mais de um século após o lançamento da primeira garrafa, a Coca-Cola tornou-se uma marca gigante, que vende, em média, 1,9 bilhão de produtos por dia, incluindo bebidas como Fanta, Sprite e Dell Vale.

Como a Coca-Cola começou?

O líquido foi criado em 1886 pelo farmacêutico americano John Pemberton, que tinha como objetivo criar um xarope. Para isso, ele usou folhas de coca, cafeína, água, entre outros ingredientes.

Além da Coca-Cola, empresa tem outras bebidas.

Como tratava-se de um remédio, o líquido era vendido em farmácias, como uma forma de tratar dores de cabeça. Em 1887, Pemberton vendeu a fórmula e, em 1895, a Coca-Cola Company foi fundada.

No início, o líquido era comercializado apenas em garrafas. As latas de alumínio, muito usadas hoje em dia, só começaram a ser vendidas nos anos 1950, tendo o seu auge de popularidade nos anos 1960.

 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • emef prof Miguel Arnaldo Tosta

    5 anos atrás

    NOS GOSTAMOS MUITO DA REPORTAGEM

  • Suzilene

    6 anos atrás

    Seria interessante voces mostrarem a destruição que esse lobo em pele de cordeiro gera em nosso organismo. não acham ...

  • Jornal Joca

    6 anos atrás

    Sim, Suzilene, não somos a favor de beber Coca-Cola, inclusive demos uma nota, em setembro, falando sobre o ciclo viciante do açúcar, um dos maiores problemas da marca (https://jornaljoca.com.br/portal/coca-cola-oferece-premio-para-quem-resolver-seu-problema/). Mas acreditamos que a data em que se comemora o lançamento da primeira garrafa é um fato curioso. Obrigado por ler o Joca! ;-)

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    6 anos atrás

    ...uma história de sabor!!!! :)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido