Surgimento
Desde o século 19, cientistas de vários países se empenharam em construir um objeto pelo qual seria possível ver imagens a distância. Assim, a criação do aparelho de TV é uma combinação de diversos inventos.

Um dos marcos é o dia 26 de janeiro de 1926, quando o engenheiro escocês John Logie Baird apresentou a cientistas na Royal Institution, em Londres (Inglaterra), a primeira transmissão de uma imagem em movimento. O modelo tinha uma tela de 8 por 6 centímetros (mais ou menos o tamanho de uma caixa de fósforos).

#pracegover: imagem em preto e branco de John Logie Baird manuseando modelo antigo de televisão. Foto: Topical Press Agency/Getty Images

Na mesma década, outros aparelhos foram criados por nomes como Vladimir Zworykin, da Rússia, Philo Farnsworth, dos Estados Unidos, e Ernst Alexanderson, da Suécia.

vladimir-zworyki-TV
#pracegover: a foto, em preto e brando, mostra Vladimir Zworykin. Ele usa terno, óculos e sorri. Foto: Commons
philo-farnsworth-TV
#pracegover: Philo Farnsworth, em foto em preto e branco, usa paletó e óculos. Foto: Commons
ernst-alexanderson-TV
#pracegover: a foto, em preto e branco, mostra Ernst Alexanderson. Ele está de terno e usa bigode. Foto: Commons

Gato Félix foi o primeiro personagem animado a ter sua imagem transmitida na TV, em 1928.

#pracegover: Gato Félix em cena do desenho em preto e branco. Imagem: reprodução

Rumo ao sucesso
Os experimentos continuaram e a televisão começou a chegar a diversos países, como Japão (1926), Alemanha e França (1935), Reino Unido (1936), Rússia (1938) e Estados Unidos (1939).

Mas a TV demorou para conquistar um grande público. Dez anos após a apresentação de Baird, não havia mais do que 2 mil aparelhos pelo
mundo. Um dos motivos é que, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), foram paralisadas as pesquisas e a produção da nova tecnologia.

O grande sucesso viria mesmo depois do fim da guerra, quando a TV se tornou mais barata e ganhou mais canais. Em 1948, havia mais de 350 mil aparelhos apenas nos Estados Unidos.

Controle remoto
O acessório estava presente em alguns modelos de TV desde a década de 1940, mas conectado ao aparelho por um fio. Só nas décadas de 1960 e 1970, os controles remotos se tornaram sem fio e ganharam mais funções.

TV em cores
Na década de 1950, a TV deixou de ser em preto e branco. Em 1951, a emissora norte-americana CBS lançou a primeira TV colorida. Ao Brasil, a novidade só chegou em 1972.

#pracegover: Dona Benta, Visconde de Sabugosa e Tia Nastácia em cena do Sítio do Picapau Amarelo, na TV Globo. Imagem: Divulgação/Arquivo TV Globo

Eventos marcantes
Atrações musicais (como Elvis Presley), transmissões esportivas (incluindo partidas de futebol ao vivo) e os primeiros telejornais começaram a ter destaque na década de 1950. Diversos eventos, como a chegada do homem à Lua, em 1969, ficaram conhecidos no mundo todo pela transmissão televisiva.

#pracegover: a foto, em preto e branco, mostra Elvis Presley dançando, em 1964. Imagem: Paramount/Getty Images

Evolução
Ao longo do tempo, a tela da TV ficou maior e mais fina. Além disso, o aparelho passou do sinal analógico de transmissão para o digital, ganhando mais qualidade de imagem e som. Recentemente, começou a integrar internet para exibir plataformas de vídeos por streaming, como YouTube e Netflix.

Significado: a palavra televisão tem origem grega e significa “ver de longe”.

Fontes: Encyclopedia Britannica, Estadão, Insider, Recreio, Samsung e Veja.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 157 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido