luke leia hans solo 1977 189
#pracegover: os personagens Luke, princesa Leia e Hans Solo no filme de 1977. Crédito de imagem: LUCAS FILMS E CC COMMONS

A história
Star Wars conta sobre os conflitos da galáxia em diversas gerações. De um lado estão os ditadores do Império, apoiados pelos malvados guerreiros Sith. Do outro, os Rebeldes, em busca de restaurar a democracia na galáxia ao lado dos cavaleiros jedi

Inspirações
O norte-americano George Lucas idealizou o universo de Star Wars. Ele misturou influências dos seriados de TV dos anos 1950, como Flash Gordon, com filmes clássicos do cinema japonês, como os do diretor Akira Kurosawa. O livro George Lucas: Uma Vida conta que ele também estudou muitos contos de fadas para criar a própria história.

Sucesso instantâneo
O primeiro filme de Star Wars foi lançado nos Estados Unidos, em 1977, e se tornou um sucesso instantâneo, formando filas de fãs na porta do cinema. Mas não tinha muita gente apostando nisso. Segundo o livro Como Star Wars Conquistou o Universo, o estúdio da época não acreditava que o longa daria certo, então lançou em poucos cinemas. O próprio George Lucas estava tão nervoso que viajou para o Havaí no dia da estreia e não viu a fila de fãs que se formou.

r2d2 c3po 189
#pracegover: Os personagens robôs R2D2, de formato cilíndrico, branco com detalhes em azul, e C3PO, que é dourado e de formato humanoide. Crédito de imagem: LUCAS FILMS E CC COMMONS

Fora de ordem
Todas as obras da saga, mesmo em mídias como games e quadrinhos, contam a história de uma única linha do tempo da galáxia. As narrativas vão se encaixando como quebra-cabeça. O problema é que tudo é lançado fora de ordem. Por exemplo: o episódio quatro saiu primeiro, em 1977; o primeiro episódio só chegou aos cinemas em 1999; lançado em 2019, o game Star Wars Jedi: Fallen Order se passa cinco anos depois dos acontecimentos do episódio três, de 2005.

Banco de personagens
Nenhum personagem, nave ou androide que aparece em cena, mesmo que por um segundo ou no fundo da ação, está ali por acaso. Por isso cada um deles recebe uma ficha com nome, posição na galáxia e história. Esse grande banco de dados pode ser usado como material para quem vai criar conteúdos inéditos de Star Wars. Os fãs também podem consultar uma parte desse acervo.

Gravação problemática
As filmagens do primeiro filme foram caóticas. O roteiro mudava constantemente, as naves e robôs quebravam o tempo todo e os atores não entendiam ou não levavam o filme a sério. “Mais diálogos medíocres chegam até mim todo dia, em pilhas de papel rosa — e nenhum deles torna meu personagem claro ou ao menos suportável”, desabafou o ator Alec Guinness, que interpreta Obi-Wan Kenobi, em carta enviada a um amigo na época.

darth vader 189
#pracegover: personagem Darth Vader, que usa traje todo preto com capa e capacete-máscara que cobre todo o rosto e possui uma espécie respirador na região da boca. Crédito de imagem: LUCAS FILMS E CC COMMONS

Curiosidades

• As produções foram executadas com muito improviso. Até batatas já viraram asteroides.

• Um dos brinquedos mais raros de Star Wars é o de Vlix, personagem da série animada Droids. Ele foi produzido no Brasil e, hoje, vale cerca de 45 mil dólares (em torno de 215 mil reais).

• Existem organizações de fãs reconhecidas pela marca. Uma delas é a R2-D2 Builders Club, em que os membros trocam informações sobre como construir réplicas dos robôs que aparecem nos filmes. Outra é a Saber Guild, que faz apresentações de lutas de sabres de luz com renda revertida para caridade.

Fontes: CBR, Correio 24h, Folha de S.Paulo, Forbes, IGN, Jovem Nerd, Omelete, Rolling Stone, Screen Rant, Starwars.com e Superinteressante.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 189 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • caio.aversari

    1 ano atrás

    Amei!!! Muuuuuuuuuuuito incrível. Dou nota 100. Eu gosto de star wars!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido