Guatemala 09 06 2018 Exercito da Guatemala contiunuam em buscas de desaparecidos da erupção do Vulcão de fogo que distruiu vilarejos e provocando mortos e desaparecidos da região afetada pelas lavas do vulcão foto Conred
O vulcão de destruiu vilarejos, deixando mortos e desaparecidos na região afetada pelas lavas do vulcão. Foto: Conred Guatemala

O Vulcão de Fogo explodiu na Guatemala, em 3 de junho, e cobriu com cinzas e pedras quentes vilarejos ao seu redor. Cerca de 110 pessoas morreram e há centenas de desaparecidos.

A erupção é uma das mais graves dos últimos anos na América Latina. O país é parte do chamado Cinturão de Fogo do Pacífico, a área com a maior concentração de vulcões ativos do planeta. Canadá, Estados Unidos, México, El Salvador, Nicarágua, Honduras, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Bolívia, Peru, Equador, Argentina e Chile também fazem parte dos países na borda leste do Cinturão de Fogo, que chega até as costas da Ásia.

O Vulcão de Fogo é um dos mais ativos da América Central. O país tem outros dois vulcões ativos: o Santiaguito, a oeste, e o Pacaya, a 20 km da Cidade da Guatemala. O Vulcão de Fogo fica a 40 quilômetros da capital.

Em setembro de 2012, 33 mil habitantes tiveram que deixar suas casas por causa de uma erupção. A última aconteceu em janeiro desse e não deixou feridos. 

No dia da explosão, as imagens de satélite mostravam uma enorme nuvem cinzenta na região.

Como se forma um vulcão
As placas tectônicas se deslocam e esse movimento abre caminho para que o magma, rocha derretida no interior da Terra, suba à superfície. Se não encontra saída, ele fica acumulado em uma espécie de reservatório.

A erupção
Quando o reservatório do vulcão está muito cheio de magma e há um choque entre as placas, pode haver uma erupção. O magma é expelido pela abertura do vulcão e passa a ser chamado de lava.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido