Afegãos fazem fila para tirar passaporte e fugir do país. Foto: Paula Bronstein/Getty Images

Em 16 de agosto, o Talibã, um movimento radical de combatentes (saiba mais abaixo), passou a controlar o Afeganistão. O grupo já tinha governado o país antes, entre 1996 e 2001, mas foi forçado a deixar o poder após tropas internacionais, lideradas pelos Estados Unidos, invadirem a região. 

Em 2020, o Talibã e os EUA firmaram um acordo de paz em que os norte-americanos se comprometeram a recolher seus soldados do Afeganistão com a condição de que o grupo não atacasse as forças norte-americanas.  

Quando, em julho de 2021, as tropas dos EUA cumpriram sua parte do combinado e saíram do país, o Talibã logo reassumiu o poder. Horas após o grupo ter conquistado a capital, Cabul, o presidente afegão, Ashraf Ghani, embarcou para o Tajiquistão para fugir do controle dos rebeldes.

O presidente afegão, Ashraf Ghani. Foto: Pete Marovich-Pool/Getty Images

Com medo de como será o governo, parte da população juntou os pertences para tentar fugir do país. Nem todos conseguiram embarcar nos aviões que saíram de lá. Além disso, muitos fizeram filas nos bancos para tentar retirar seu dinheiro das contas com medo de que o Talibã o confiscasse.

O que é o Talibã?

O Talibã é um grupo extremista que usa a própria interpretação da Sharia (a lei islâmica, seguida por muçulmanos) para governar. Isso quer dizer que as imposições definidas por eles são mais radicais do que a maioria dos muçulmanos costuma seguir. 

Alguns exemplos de normas impostas pelo Talibã quando o grupo chegou ao poder pela primeira vez, na década de 1990, foram: meninas só podiam frequentar a escola até os 10 anos; todas as mulheres passaram a ser obrigadas a usar burca (uma espécie de túnica longa que cobre do topo da cabeça até os pés e possui uma tela na altura dos olhos para enxergar); mulheres solteiras e meninas tinham que casar com os combatentes do Talibã; e uso de agressão física para quem descumprisse as regras.

A burca, usada por algumas mulheres muçulmanas, passou a ser obrigatória no Afeganistão com o domínio do Talibã. Foto: Thierry Monasse/Getty Images

Agora, os afegãos temem que as definições impostas pelo grupo na época em que eles assumiram o poder voltem a valer no país. Até a publicação desta reportagem, uma das regras que o Talibã havia imposto na região fora o uso da burca.

Reação internacional

Para proteger seus funcionários, muitos países decidiram evacuar a embaixada (instituição que representa determinada nação em outro país) às pressas quando o Talibã começou a conquistar as cidades do Afeganistão. Além disso, o secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu que os outros países ajudem a garantir que os direitos humanos da população afegã sejam preservados. Já os Estados Unidos publicaram uma carta com mais cerca de 40 nações afirmando que irão ajudar a população do Afeganistão que quiser sair de lá.

Fontes: BBC, Correio Braziliense, Gazeta do Povo, G1, G1, O Globo e O Globo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (11)

  • miguel.hutter@alunopueri.com.br

    2 anos atrás

    Terrível não gosto de guerra e saber que o afeganistao Está passando por isso é muito ruim da vontade chorar

  • Miguel, prof lólia, Junqueirópolis/sp

    2 anos atrás

    Não gosto de guerra guerras pois matam muitos inocentes e as mulheres tem que ser livre sem precisar se esconder dos homens

  • Raphaella

    2 anos atrás

    O'Que? Que terrível! Dá vontade de chorar!

  • Jarzynski Bernardo Jarzynski

    2 anos atrás

    Que terrivel essa notícia né galera??? Muito triste

  • arthur

    2 anos atrás

    e verdade

  • Gustavo

    2 anos atrás

    A Malala quando era criança foi proibida de frequentar a escola pelos Talibã. Isso quase custou a vida dela. Espero que todas as meninas e mulheres se livrem desses abusadores.

  • Yasmin

    2 anos atrás

    Muito longo mas e muito bom

  • helenasofiamaia

    2 anos atrás

    É muito triste ver um grupo dominando lugares e proibindo as mulheres de fazer um monte de coisas que em outras cidades pode. Alguns exemplos, as mulheres tem que se cobrir toda, deixando apenas os olhos para enxergar, só podem ir para a escola até os 10 anos, se fosse na minha cidade eu não poderia ir, entre outras coisas muito tristes que acontecem com as mulheres.

  • Hsalves

    2 anos atrás

    é mesmo

  • Malu

    2 anos atrás

    Tomara que os Talibãs não sejam ruins dessa vez

  • Luciane Sampaio de Arantes

    2 anos atrás

    Muito triste o Talibã dominar o Paquistão, espero que os outros países ajudem - os a sair de lá...

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido