Greve afeta transporte público no Distrito Federal. Foto: Divulgação/CUT
Greve afeta transporte público no Distrito Federal. Foto: Divulgação/CUT

Protestos e paralisações acontecem em pelo menos 23 estados e no Distrito Federal na manhã do dia 14 de junho. A greve afeta serviços públicos, como transporte e educação – parte das escolas e das universidades cancelaram as aulas –além de bloquear ruas e estradas.

A ação foi convocada por centrais sindicais de trabalhadores e movimentos sociais contra a reforma da Previdência proposta pelo governo federal e que está em discussão no Congresso. As entidades justificam a greve como um forma de o governo atender suas exigências de alterações na reforma.

Em resposta, grupos apoiadores do governo marcaram um protesto a favor da reforma da Previdência para o dia 30 de junho.

Entenda
O projeto do governo de reforma à Previdência altera as regras de aposentadoria* e outros benefícios como seguro-saúde*.

Em geral, as mudanças adiam o acesso dos trabalhadores brasileiros aos benefícios ou fazem com que tenham que trabalhar mais anos para isso.

O objetivo é que o governo gaste menos e as pessoas contribuam mais com a Previdência para equilibrar as contas públicas. Atualmente, a Previdência sofre com um grande déficit (quando gasta mais do que recebe). Saiba mais sobre o assunto nas edições 126 e 108 do Joca.

Glossário
Aposentadoria: quando a pessoa para de trabalhar e recebe todo mês parte do dinheiro que vai para a Previdência durante os anos de trabalho – entenda mais sobre Previdência no Joca 108.
Seguro-saúde: quando o cidadão não pode mais trabalhar por motivo de saúde e recebe dinheiro da Previdência para se sustentar.

Fontes: Nexo, Folha de S.Paulo, Estadão e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido