Mais de 5 mil pessoas que estavam presas por protestar contra o golpe de Estado dado pelas Forças Armadas em Mianmar, em fevereiro, foram libertadas entre 18 e 19 de outubro, segundo a imprensa local. 

No dia 18, o general Min Aung Hlaing, chefe da junta militar que governa o país, havia anunciado que 5.636 prisioneiros seriam soltos antes do Thadingyut, nome do festival das luzes que começou no dia 19. Para isso, eles teriam que assinar um documento se comprometendo a não cometer nenhum ato de violência contra o país, acrescentou Hlaing.

Mianmar passa por uma crise política desde o golpe de Estado que derrubou o governo civil. Mais de mil pessoas morreram e outras 8 mil foram detidas por se posicionar contra o governo militar, segundo dados da Associação de Assistência aos Presos Políticos (AAPP). De acordo com a organização local, atualmente, mais de 7 mil pessoas seguem presas por razões políticas.

O que houve em Mianmar?
No dia 1º de fevereiro, militares prenderam o então presidente do país, Win Myint, a líder e Nobel da Paz Aung San Suu Kyi e outros integrantes do partido Liga Nacional Pela Democracia (NLD), que comandava Mianmar após vencer as eleições, em 2020. 

Os militares dizem que a vitória do NLD contra o Partido da Solidariedade e Desenvolvimento da União (USDP), apoiado pelo Exército, foi fraudada. O NLD nega as acusações. O país está em estado de emergência, imposto pelas Forças Armadas por um ano, período no qual o comandante do Exército, Min Aung Hlaing, ficará à frente de Mianmar. Há a promessa de que, após esse tempo, uma votação “livre e justa” seja organizada.

Fontes: CNN e G1.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 179 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido