O governo federal anunciou que foi liberada a vacina contra a gripe para toda a população do país, mas até agora, apenas 14 Estados mais o Distrito Federal  já confirmaram a liberação: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Maranhão.

Segundo o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, a decisão vale apenas para este ano e enquanto durarem os estoques.

Ele explicou que a vacinação foi liberada porque ainda há 10 milhões de doses disponíveis na rede pública de saúde, de um total de 60 milhões adquiridas. Com isso a campanha foi prorrogada até 9 de junho.

Anteriormente, somente podia tomar a vacina nos postos de saúde, pessoas consideradas pertencentes ao grupo de risco: idosos, professores e gestantes.

Em 2017, o governo espera vacinar 54 milhões de pessoas, ou seja, 90% da população considerada de risco para complicações por gripe. Porém, no momento, somente 76,7% do público-alvo foi vacinado.

O Ministério da Saúde, relatou que, nesse ano, 163  pessoas morreram em decorrência da doença. Em 2016, a gripe matou 1.982 pessoas no país.

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Sonia Regina de Souza Faria

    6 anos atrás

    Somos educadores da Rede Municipal de Osasco e tivemos uma aula com a reportagem desta notícia trabalhado com a professora Telma (prof. de informática da E.M.E.F.Laerte José dos Santos) este assunto com os seus alunos 4º anos na para atividade no laboratório. A técnica usada neste assunto polêmico mostrou caminhos maravilhosos de juntar uma leitura informativa com atividades lúdicas de jogos educativos que aprimoram conhecimento e opinião . Professores educadores: Eduardo,Luciana, Rosemeire e Sonia.

  • Bruna Stefaneli

    6 anos atrás

    Muito interessante a liberação para os 14 estados, porem seria melhor liberar para toda a população que acha interessante a imunização. Profª Bruna - CEMEIEF DARCY RIBEIRO Profª Nádima - EMEIEF PROFº VALTER DE OLIVEIRA FERREIRA.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido