O governo brasileiro prorrogou para até 31 de dezembro de 2024 o prazo para concessão do visto humanitário temporário aos ucranianos refugiados no Brasil em decorrência da guerra na Ucrânia. A nova data foi divulgada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em 14 de março. O visto para refugiados poderá ser solicitado em até 90 dias após a chegada ao Brasil, com validade de 180 dias. Com o documento, os ucranianos podem receber uma autorização de residência, que possibilita a estadia por até dois anos em solo brasileiro. 

Para requisitar esse tipo de visto é preciso apresentar um documento de viagem válido, o formulário de solicitação, comprovante do meio de transporte de entrada no território brasileiro e atestado de antecedentes criminais.

Brasil volta a exigir visto para Austrália, Canadá, EUA e Japão
Cidadãos desses quatro países voltarão a precisar de visto para ingressar no Brasil — eles tinham sido liberados da exigência em 2019, com o objetivo de desenvolver mais a economia gerada pelo turismo no país. O retorno é justificado pelo atual governo federal por uma questão de igualdade, já que turistas brasileiros precisam de visto para entrar nessas nações. Ainda de acordo com as autoridades do Brasil, não houve um aumento significativo de turistas no país após a liberação de 2019. A medida ainda não entrou oficialmente em vigor. O Brasil está em comunicação com as embaixadas das nações afetadas para tratar da mudança.

Glossário

Visto: documento que permite a entrada e permanência de um visitante estrangeiro em um país por determinado período.

Fontes: CartaCapital, CNN Brasil, Diário Oficial da União, G1 e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 202 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido