O parlamento da Áustria aprovou, no dia 14 de maio, uma lei que proíbe alunos de escolas do ensino fundamental I de usar vestimentas ideológicas ou religiosas que cubram todo o cabelo ou boa parte dele, como o véu usado pelas mulheres muçulmanas.

A medida foi aprovada graças aos votos da maioria dos representantes do Partido Popular Austríaco (ÖVP, na sigla em alemão) e do Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ, na sigla em alemão). Na opinião de um dos deputados do ÖVP o véu é uma tentativa de limitar a liberdade das mulheres e a nova norma pretende romper com essa ideia.

Contrários à lei
A medida provocou indignação em grupos islâmicos, como a comunidade de muçulmanos na Áustria, que afirmou em nota que a lei “só contribuirá para a segregação e discriminação contra as meninas muçulmanas”. Além disso, a organização prometeu recorrer à Justiça para derrubar a lei.

Muçulmana no Brasil
Yara A., de 14 anos, nasceu na Síria e mora no Brasil há seis anos. Ela usa o véu sempre que vai a lugares públicos e diz que, na opinião dela, a lei aprovada na Áustria é “injusta com as meninas muçulmanas”. “Cada um tem a sua religião e seus costumes. Eu não proibiria uma pessoa de outra religião de praticar os costumes dela”, afirma.

Outros países
Não é só a Áustria que tem leis sobre o uso do véu. A França, por exemplo, veta o uso de véus que cubram o rosto todo em lugares públicos. Na Holanda, a proibição em casos de rosto coberto vale para transportes e edifícios públicos, como escolas e hospitais

Entenda mais
Islã = religião milenar que prega a paz e a harmonia entre as pessoas.
Véu = a religião islâmica dita que, ao chegar à adolescência, as meninas devem começar a usar véu, como sinal de modéstia.

Fontes: DW, EFE, G1, O Profeta do Islam – Muhammad, Nexo, Reuters, Telegraph e The Guardian.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 132 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido