#pracegover: close de uma mão segurando entre os dedos três notas de cem reais dobradas ao meio. Crédito de imagem: Getty Images

Na noite de 27 de novembro, em rede nacional, o ministro da Fazenda (que cuida da economia do Brasil), Fernando Haddad, anunciou o novo pacote de corte de gastos do governo para os próximos anos. A expectativa é de que, até 2026, 71,9 bilhões de reais sejam economizados. A longo prazo, até 2030, estima-se uma economia de 327 bilhões.

Confira as principais propostas.

Ajuste do salário mínimo

O ajuste anual do salário mínimo seguirá acima da inflação (o aumento do preço de tudo, que sempre ocorre), mas com um limite de até 2,5%.

Imposto de renda

Quem ganha até 5 mil reais por mês não precisará pagar o imposto de renda anual. A medida teria um impacto de 35 bilhões de reais na arrecadação federal.

Taxação dos ricos

Para compensar a perda de arrecadação, aqueles que possuem renda mensal acima de 50 mil reais serão sobretaxados com alíquota de 10%.

Restrição ao abono salarial

Com o novo pacote, terão direito ao benefício brasileiros com renda mensal de até 2,6 mil reais. Atualmente, a faixa de beneficiários contempla aqueles com renda até 2 salários mínimos (2,8 mil reais).

Salários de servidores

Todos os agentes públicos estarão sujeitos ao teto previsto de 44 mil reais, ou seja, nenhum servidor poderá ganhar acima deste valor.

Aposentadoria dos militares

A idade mínima para aposentadoria, atualmente 50 anos, será alterada. Além de uma nova idade mínima para reserva e limite de transferência de pensão.

O impacto no mercado

Antes mesmo da divulgação nacional, o novo pacote movimentou o mercado e elevou o dólar, que alcançou o maior valor da história do país: 5,91 reais. Na manhã do dia 28 de novembro, a moeda norte-americana subiu 1,03%, chegando a 5,97 reais. Já a bolsa caiu 0,71% e alcançou 126,7 mil pontos.

Este texto foi publicado originalmente no site do TINO Econômico.

Fontes: CNN, Agência Brasil, Folha de S.Paulo, Valor Econômico, Estadão e The News.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido