Algumas das principais notícias da última quinzena
Joe Biden e Xi Jinping se encontram nos EUA
No dia 15 de novembro, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o da China, Xi Jinping, reuniram-se na Califórnia, EUA. O encontro foi considerado importante, pois os dois são líderes das principais economias do mundo. A reunião foi marcada por falas dos presidentes apontando para um futuro com menos competividade e mais colaboração entre as duas nações. “A relação deve se desenvolver de maneira que beneficie nossos dois povos e cumpra nossa responsabilidade pelo progresso humano”, disse Xi Jinping.
FONTES: G1 E THE WASHINGTON POST.
Islândia registra mais de mil pontos de terremotos e decreta estado de emergência
No dia 11 de novembro, quase mil pontos de terremotos foram registrados na Islândia, que decretou estado de emergência sob a possibilidade de uma erupção vulcânica. A cidade de Grindavík, localizada na costa do país, foi evacuada a pedido das autoridades, que ressaltaram que a medida era apenas um “tempo de preparação”. A Agência de Proteção Civil da Islândia alertou sobre o risco de o magma (mistura pastosa de minerais e rochas derretidos formada abaixo da superfície da Terra) chegar a Grindavík e, então, causar erupções de lava (quando o magma chega à superfície terrestre).
FONTES: UOL, CNN, G1, O GLOBO, EL PAÍS E CNN.
França emite mandado de prisão contra presidente da Síria por uso de armas químicas
Uma fonte judicial da França divulgou, em 15 de novembro, que o país emitiu um mandado de prisão contra Bashar al-Assad, presidente da Síria. Segundo a agência de notícias Reuters, a nação europeia condena Bashar pelo uso de armas químicas contra civis na Síria durante a guerra civil no país, conflito que teve início em 2011, quando a população desencadeou uma série de protestos contra o presidente, no poder desde 2000. O irmão de Bashar, Maher al-Assad, também foi incluído no mandado emitido pelos juízes da unidade de crimes contra a humanidade do Tribunal de Paris.
FONTES: PODER360, FOLHA DE S.PAULO, REUTERS E BBC.
Javier Milei é o novo presidente da Argentina
Javier Milei, da coalizão La Libertad Avanza, foi eleito presidente da Argentina, no dia 19 de novembro. Ele venceu o segundo turno das eleições presidenciais com 55,95% dos votos, contra 44,04% de Sergio Massa, atual ministro da Economia do país, do partido Unión por la Patria. Uma das principais propostas de Milei é a “dolarização da economia”, que pretende substituir o peso, a moeda nacional, pelo dólar.
FONTES: G1 E UOL.
Cardápio do Titanic é vendido no Reino Unido
No dia 11 de novembro, um cardápio servido aos passageiros da primeira classe do navio Titanic foi vendido por 84 mil libras (em torno de 491 mil reais) na casa de leilões Henry Aldridge & Son, no Reino Unido. O Titanic foi lançado ao mar em 1911 e ficou famoso pela pompa e pelo tamanho — 269 metros de comprimento por 53 de altura. Após colidir com um iceberg, a embarcação afundou.
FONTES: FOLHA DE S.PAULO E ESTADÃO.
Pedro Sánchez é reeleito premiê da Espanha
No dia 16 de novembro, Pedro Sánchez, líder do Partido Socialista Operário Espanhol (Psoe), foi reeleito primeiro-ministro (em países parlamentaristas, cargo semelhante ao do presidente) da Espanha por 179 votos a 171. Este será o segundo mandato do político, no poder desde 2018. No mesmo dia, milhares de manifestantes foram às ruas de Madri para protestar contra medidas que Sánchez vem tomando.
FONTES: EXAME E FOLHA DE S.PAULO.
Túnel desaba na Índia e deixa 40 trabalhadores soterrados
Na manhã do dia 12 de novembro, a construção de um túnel que pretendia ligar diferentes templos no Himalaia — cadeia de montanhas localizada na Ásia — acabou desmoronando enquanto 40 trabalhadores estavam dentro da obra. O acidente aconteceu em Uttarakhand, no norte da Índia, região que é atravessada pela cordilheira. As 40 pessoas soterradas ainda estão presas e respirando por uma bomba de oxigênio enviada por uma equipe de resgate. Antes do acidente, especialistas haviam alertado que a área de construção era perigosa e propícia para deslizamentos. Até o fechamento desta edição, os trabalhadores ainda não haviam sido resgatados.
FONTES: G1, CNN E THE NEW YORK TIMES.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 216 do jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.