AVIÃO É PERSEGUIDO POR CAÇAS NOS EUA 
Em 4 de junho, um pequeno avião entrou sem autorização no espaço aéreo de Washington D. C., capital dos Estados Unidos. Sem conseguir contato com o piloto, o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte autorizou que aviões militares perseguissem a aeronave em velocidade muito rápida (chamada de supersônica), levando moradores locais a ouvir um forte estrondo. O avião perdeu altitude até cair em uma região montanhosa do estado da Virgínia. Até o fechamento desta edição, não havia informações sobre sobreviventes ou a origem da aeronave, que, segundo autoridades, levava quatro pessoas 
Fontes: Norad e Reuters. 

GREVISTAS OCUPAM CASTELO DA BELA ADORMECIDA NO DISNEYLAND PARIS 
Em 3 de junho, funcionários do parque Disneyland Paris, na França, organizaram um protesto por aumento de salário. Eles pararam de trabalhar e ocuparam o castelo da Bela Adormecida. Em publicações nas redes sociais, o parque temático avisou que os ingressos comprados para a data da greve poderão ser remarcados sem custo adicional. Uma nova paralisação está agendada para 6 de junho. 
Fontes: Metrópoles e UOL. 

MANIFESTAÇÕES ACONTECEM NA POLÔNIA 
Cerca de 500 mil pessoas saíram às ruas de Varsóvia, capital da Polônia, em 4 de junho, para protestar contra o governo. Os manifestantes se dizem insatisfeitos com as políticas adotadas pelo partido PiS (do atual governo) e carregavam cartazes pela defesa da democracia e sobre “a alta do custo de vida, fraudes e mentiras” — referindo-se aos comandantes da nação. O ano de 2023 é marcado na Polônia por eleições legislativas, entre outubro e novembro, para definir os parlamentares do país (equivalentes a deputados e senadores do Brasil).
Fontes: UOL e O Globo. 

ASTRONAUTAS CHINESES VOLTAM À TERRA 
Três astronautas chineses voltaram ao planeta Terra em segurança, no dia 4 de junho, depois de seis meses no espaço. Eles estiveram na estação espacial Tiangong, que pertence ao governo chinês, fazendo experimentos científicos, incluindo caminhadas espaciais — em que um astronauta fica fora da estação, usando apenas seu traje como proteção. As iniciativas integram um plano da China para começar a construção de uma base na Lua em 2030. 
Fontes: Space.com e Veja. 

FILME DA BARBIE PROVOCA ESCASSEZ GLOBAL DE TINTA ROSA
Em entrevista à revista de arquitetura Architectural Digest, a designer Sarah Greenwood relevou que a quantidade de tinta rosa usada na produção do novo filme da Barbie foi tamanha que um tom específico da marca Rosco ficou em falta em todo o mundo. Foi preciso encontrar maneiras de contornar o imprevisto enquanto a empresa produzia mais tinta rosa às pressas. Barbie estreia em 20 de julho nos cinemas. 
Fontes: Jovem Nerd e Los Angeles Times. 

#pracegover: atriz Margot Robbie como Barbie. Ela está sentada dentro de um carro cor-de-rosa. Margot veste um vestido listrado de azul e branco e, na cabeça, uma faixa azul com bolinhas brancas. Ao fundo, cenário cor-de-rosa. Crédito de imagem: divulgação

PRIMEIRO-MINISTRO DA ESPANHA RENUNCIA AO CARGO E DISSOLVE PARLAMENTO 
Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha, dissolveu o parlamento do país (assembleia composta por políticos que representam os cidadãos) e anunciou, em 29 de maio, novas eleições gerais. O fato se deu após o partido dele sofrer uma derrota nas eleições regionais, responsáveis por formar os governos municipais e estaduais, além dos parlamentos locais. Com isso, Sánchez renunciou ao cargo de primeiro-ministro, mas sua saída só será confirmada após aprovação do rei espanhol. 
Fontes: Agência Brasil, G1 e Twitter de Pedro Sánchez.

#pracegover: Pedro Sánchez veste um blazer azul, camisa branca e gravata vermelha. Ele está parado diante de um quadro e ao lado de um recorte da bandeira do país, mostrando parte amarela e um brasão vermelho. Crédito de imagem: Antonio Masiello/Getty Images

HÁ 20 ANOS NO PODER, ERDOGAN É REELEITO PRESIDENTE DA TURQUIA 
Em 3 de junho, Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, tomou posse para mais um mandato. Ele está há 20 anos à frente do governo e é o líder há mais tempo no poder turco. O presidente recebeu 52,2% dos votos no segundo turno das eleições, realizado em 28 de maio, o que lhe garantiu mais um mandato de cinco anos. Quem faz oposição à Erdogan no país alega que ele toma medidas autoritárias no governo. 
Fontes: Agência Brasil, G1 e Twitter de Recep Tayyip Erdogan. 

Recep-Tayyip-Erdoğan-getty
#pracegoveer: Recep Tayyip Erdoğan está de pé ao lado de uma mesa. Ele veste terno preto, camisa branca e gravata cor-de-rosa. Foto: Ugur Yildirim/ dia images via Getty Images

MANCHESTER E INTER DISPUTAM FINAL DA LIGA DOS CAMPEÕES 
Em 10 de junho, os times Manchester City, da Inglaterra, e Inter de Milão, da Itália, vão disputar a final da Uefa Champions League 2023, a Liga dos Campeões masculina da Europa. A disputa será no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, Turquia. Enquanto os ingleses buscam uma conquista inédita, os italianos podem se consagrar tetracampeões do torneio.
Fontes: ESPN e Uefa. 

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 207 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido