TIKTOK É PROIBIDO EM MONTANA, EUA 
No dia 16 de maio, Greg Gianforte, governador de Montana, nos Estados Unidos, assinou uma lei para proibir a rede social TikTok de operar no estado. Segundo ele, a decisão foi tomada para proteger os dados dos moradores. Alguns políticos dos EUA acreditam que o aplicativo deva ser proibido em todo o país, enquanto os representantes da empresa chinesa ByteDance, dona do TikTok, defendem-se dizendo que os dados coletados nunca foram compartilhados com o governo da China ou qualquer outro.
Fontes: Folha de S.Paulo e G1. 

CÃO MAIS VELHO DO MUNDO COMPLETA 31 ANOS 
Bobi, o cachorro mais velho do mundo já registrado pelo Guinness World Records Book (o livro dos recordes), completou 31 anos, em 11 de maio. O animal da raça rafeiro-do-alentejo vive, desde que nasceu, com uma família na vila rural de Conqueiros, em Leiria, Portugal. De acordo com Leonel Costa, tutor de Bobi, a boa saúde do cão se deve, principalmente, ao estilo de vida natural e tranquilo, próximo à floresta. “Nós vamos a consultas [veterinárias] regulares com ele, e os exames sempre mostraram que ele está bem para a idade avançada”, contou Costa ao Guinness.
Fontes: Guinness World Records Book e Gshow. 

#pracegover: cão está parado diante de troncos de madeira. Ele é de grande porte, marrom e tem a barriga coberta por pelos brancos. Crédito de imagem: reprodução

PRIMEIRAS IMAGENS EM 3D DO TITANIC SÃO DIVULGADAS 
Cientistas divulgaram, em 17 de maio, as primeiras imagens em 3D do navio Titanic, que afundou em 1912. Até hoje, grande parte dos destroços da embarcação está a 3.800 metros de profundidade, no Oceano Atlântico. Com a tecnologia de três dimensões, as novas imagens revelam detalhes nunca vistos da estrutura do navio. Para os pesquisadores, a novidade poderá ajudar a entender melhor como aconteceu o naufrágio. Feita pela empresa Magellan, a expedição subaquática ultrapassou 200 horas capturando mais de 700 imagens dos escombros do Titanic.
Fontes: Jornal Nacional, Magellan e UOL. 

#pracegover: Titanic está coberto por algas e outras substâncias encontradas no fundo do mar. A cor é acinzentada. Crédito de imagem: reprodução

MONTE ETNA, NA ITÁLIA, ENTRA EM ERUPÇÃO 
Em 21 de maio, o monte Etna entrou em erupção na cidade de Catania, na Sicília, Itália. Com mais de 3.300 metros de altura, o vulcão expeliu cinzas e lavas sobre a ilha mediterrânea. Os voos do aeroporto de Catania precisaram ser suspensos. Em virtude da localização do Etna, não há registro de vítimas. Essa é a primeira vez que o vulcão entra em erupção desde 1992, e cientistas indicam que há a chance de isso acontecer novamente ainda neste ano.
Fontes: G1 e UOL. 

OMS CRIA REDE DE INFORMAÇÕES SOBRE DOENÇAS INFECCIOSAS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou, em 20 de maio, o projeto de uma rede internacional de vigilância para monitorar e detectar rapidamente possíveis ameaças e o surgimento de doenças infecciosas no mundo. Ela funcionará como uma plataforma de conexão entre países e regiões para troca de informações e dados a respeito de doenças transmissíveis. Assim, medidas para evitar novas pandemias poderão ser tomadas com mais velocidade.
Fontes: G1 e OMS. 

CONFLITO NO SUDÃO TEM CESSAR- FOGO DE SETE DIAS 
Ambos os lados do conflito que se estende no Sudão desde 15 de maio, disputando o poder do país, concordaram em dar uma pausa de sete dias, a partir de 22 de maio. O anúncio foi feito por mediadores dos Estados Unidos e Arábia Saudita, que afirmaram que o cessar-fogo será monitorado para que nenhuma das partes rompa o compromisso. A semana de trégua será utilizada para socorrer civis e restaurar serviços essenciais, como atendimento médico, nas regiões afetadas. Saiba mais sobre o conflito no Sudão na edição 204.
Fontes: AllAfrica, Foreign Policy for America, G1 e The New York Times. 

PAÍSES DO G7 SE REÚNEM NO JAPÃO 
Entre 19 e 21 de maio, ocorreu em Hiroshima, Japão, o encontro do G7 — uma reunião recorrente dos sete países economicamente mais desenvolvidos do mundo e que adotam a democracia como forma de governo. São eles: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. No entanto, outras nações, dentre elas o Brasil, foram convidadas a participar. O grupo tratou de temas como a invasão russa ao território ucraniano, a crise climática e o combate à fome.
Fontes: Conselho Europeu, G1, governo federal, O Globo e Senado Federal. 

FOGUETE LEVA PRIMEIRA MULHER DA ARÁBIA SAUDITA PARA A ISS 
Em 21 de maio, a segunda missão Axiom, da empresa SpaceX, enviou ao espaço Rayyanah Barnawi, a primeira mulher da Arábia Saudita a pisar na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A astronauta é especialista em câncer de mama e, durante a estadia no espaço, desenvolverá experimentos ligados à área. Além dela, fazem parte da tripulação a comandante Peggy Whitson, o piloto John Shoffner (ambos dos Estados Unidos) e Ali Alqarni, pesquisador também saudita.
Fontes: Axiom Space, Independent e G1. 

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 206 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido