EUA PLANEJAM DOAR 500 MILHÕES DE DÓLARES AO FUNDO AMAZÔNIA
Durante o Fórum das Grandes Economias Sobre Clima e Energia, que teve início em 20 de abril, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que o país pretende doar 500 milhões de dólares (cerca de 2,5 bilhões de reais) ao Fundo Amazônia, projeto que recebe investimentos para a preservação da floresta e tem como principal doador a Noruega. A ação ainda deve ser aprovada pelo congresso norte-americano.
Fontes: Agência Brasil, G1, Jornal Nacional, Metrópoles e Valor Econômico

GASTOS MILITARES NA EUROPA SÃO OS MAIORES DESDE A GUERRA FRIA
Desde o começo da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022, os gastos militares (com armas, munição e outras atividades que envolvem conflitos armados) subiram muito na Europa e atingiram o nível mais alto desde o fim da Guerra Fria, em 1991. No ano passado, foram 480 bilhões de dólares (cerca de 2,42 trilhões de reais) em despesas do gênero. Os dados são do Instituto Internacional de Pesquisa Para a Paz de Estocolmo (Sipri), divulgados em 23 de abril.
Fontes: Estadão e Exame.

Glossário
Guerra Fria: período, entre 1947 e 1991, em que Estados Unidos e Rússia (na época, integrante da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas — URSS) viviam em tensão. Não houve conflito armado, por isso o termo “guerra fria”

POPULAÇÃO DA ÍNDIA DEVE ULTRAPASSAR A DA CHINA
A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um relatório, em 19 de abril, estimando que a Índia deve ultrapassar a China em número de habitantes até o meio deste ano. Os dados mostram que a Índia chegará a 1,4286 bilhão de pessoas, enquanto a China ficará com 1,4257 bilhão. A diferença é pequena, mas o suficiente para tirar a liderança dos chineses. Em 2022, a população da China caiu pela primeira vez em 60 anos.
Fontes: Agência Brasil e Reuters.

CHINA DEMONSTRA MAIS INTERESSE EM IA
As empresas chinesas não querem ficar para trás na corrida pela Inteligência Artificial (IA). Por isso, nos últimos meses, gigantes do mercado, como Alibaba, Baidu, Huawei e Tencent, divulgaram o lançamento das próprias tecnologias baseadas em IA ou o aperfeiçoamento das já existentes. Segundo relatório publicado pela Universidade Stanford, no início de abril, enquanto os Estados Unidos lideram em investimentos nessa área, a China é o país com mais estudos sobre IA feitos em universidades.
Fontes: Folha de S.Paulo e Metrópoles.

ANIMAIS SELVAGENS SÃO RESGATADOS NO MÉXICO
No dia 22 de abril, autoridades mexicanas resgataram dez tigres, seis onças, cinco leões e outras espécies na cidade de La Barca, no México. Isso aconteceu depois que agentes de Justiça dos Estados Unidos descobriram que os bichos pertenciam a criminosos procurados e não eram bem tratados. Os animais foram levados a zoológicos e reservas públicas para receber cuidados.
Fontes: O Globo e R7.

ACUSADO DE CORRUPÇÃO, EX-PRESIDENTE DO PERU É PRESO
Alejandro Toledo, presidente do Peru entre 2001 e 2006, foi preso, em 23 de abril. Ele estava nos Estados Unidos e foi extraditado (quando um governo ordena a entrega de uma pessoa investigada ao país que a solicita) para uma prisão de Lima, capital peruana. O ex-presidente é acusado de corrupção e alega inocência. Com 77 anos, ele cumprirá pena preventiva de 18 meses enquanto aguarda julgamento.
Fontes: G1, O Globo e UOL.

#pracegover: Alejandro Toledo está sentando e segurando um microfone em uma das mãos. Ele está de camisa branca, terno preto e gravata verde. Crédito de imagem: Riccardo S. Savi/WireImage

CAMPEONATO DE CHORO DE BEBÊS ACONTECE NO JAPÃO
O Japão retomou o tradicional campeonato de choro de bebês, em 22 de abril. O evento ficou suspenso por determinado período em razão da pandemia de covid-19. Na competição, duas crianças são expostas a pessoas usando máscaras assustadoras. Quem chorar primeiro ganha a disputa. O costume é parte da crença japonesa de que bebês que choram mais crescem saudáveis.
Fontes: G1 e UOL.

#pracegover: Mulher segura um bebê nos braços, que está chorando. Em frente a este bebê está outro sendo segurado por uma pessoa. Crédito de imagem: REPRODUÇÃO DE VÍDEO

AUSTRÁLIA ENCONTRA NAVIO NAUFRAGADO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
A Silentworld Foundation, organização sem fins lucrativos da Austrália, anunciou, em 22 de abril, ter encontrado o navio japonês Montevideo Maru, que data da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Ele é importante para a história do país, pois, quando afundou, carregava cerca de 979 prisioneiros de guerra australianos. Segundo a entidade, mesmo com a descoberta, não haverá expedições para extrair relíquias da embarcação em respeito às famílias das vítimas.

Fontes: O Tempo e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 204 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido