FAMÍLIA ESCOCESA ENCONTRA ROBÔ DE BRINQUEDO DE 40 MIL REAIS
Enquanto fazia faxina na casa da mãe, a escocesa Lee Garrett encontrou um velho robô de brinquedo que ela e os irmãos tinham quando eram crianças, mais de 50 anos atrás. A família planejava doar o item com outras peças, no entanto, um dos irmãos de Lee descobriu na internet que o robô era uma raridade. O item foi leiloado, em 7 de abril, por 6,5 mil libras, algo em torno de 40.800 reais.
Fontes: McTear’s, Scottish Daily Express e UOL.

#pracegover: Imagem do robô ao lado da caixa. O brinquedo é cinza, tem um formato retangular, olhos vermelhos e orelhas amarelas. No centro da região do peitoral há uma caixa branca. Crédito de imagem: Reprodução

FINLÂNDIA ENTRA PARA A OTAN

Em 4 de abril, a Finlândia passou a fazer parte oficialmente da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O ingresso do país se confirmou depois que a Turquia (última nação a apoiar a decisão) aprovou a entrada do novo membro. A Otan é uma união de países que atua para garantir a segurança de seus integrantes. Saiba mais sobre a entrada da Finlândia no bloco no portal do Joca.
Fontes: CNN Brasil e Otan.

BARCO COM 400 REFUGIADOS PEDE POR AJUDA NO MAR MEDITERRÂNEO
Cerca de 400 refugiados (pessoas forçadas a deixar seu país de origem) foram localizados à deriva no Mar Mediterrâneo. A descoberta foi feita em 9 de abril, pela Alarm Phone, plataforma que recebe ligações de refugiados em perigo que tentam cruzar o mar em direção à Europa. Segundo a central de atendimento, os navegantes vinham da Líbia e pediram socorro após o capitão da embarcação os abandonar. Até o fechamento desta edição, o barco estava na costa da Itália e ainda não havia sido resgatado.
Fontes: Alarm Phone e CNN Brasil.

CHINA FAZ SIMULAÇÃO DE ATAQUE A TAIWAN
Em 9 de abril, o Ministério da Defesa de Taiwan emitiu um comunicado alegando ter encontrado 11 navios de guerra e 70 aeronaves chinesas ao redor da ilha, durante uma simulação de ataque da China. O governo chinês afirma que se trata apenas de treinamento, mas Taiwan interpretou como ameaça. Os dois países vivem em tensão, pois a China alega que Taiwan faz parte de seu território, enquanto o outro se declara independente.
Fontes: Estadão e Terra.

EUROPA INVESTIGA SE ALMÔNDEGA DE MAMUTE É SEGURA PARA CONSUMO
Instituições reguladoras da Europa estão avaliando se uma almôndega gigante com carne de mamute, criada 100% em laboratório, é segura para consumo. O item foi desenvolvido pela empresa do ramo alimentício Vow em parceria com cientistas do Instituto Australiano de Bioengenharia da Universidade de Queensland. O experimento usou sequenciamento de DNA (composto orgânico presente em seres vivos) do animal extinto misturado com o DNA de elefantes-africanos.
Fontes: Fantástico e G1.

#precegover: Bola de almôndega está sobre uma superfície com aparência de pedra. Crédito de imagem: REPRODUÇÃO DE VÍDEO

CRIANÇAS UCRANIANAS VOLTAM PARA CASA APÓS TEREM SIDO LEVADAS À RÚSSIA
A organização Save Ukraine divulgou, em 8 de abril, que 31 crianças ucranianas voltaram para casa após terem sido levadas ilegalmente para a Rússia. Elas estavam em cidades ucranianas invadidas e foram encaminhadas para acampamentos. Não há confirmação sobre o número exato de crianças retiradas do país pelos russos, embora o governo ucraniano fale em mais de 19 mil. O ato é considerado crime de guerra (saiba mais na edição 202). A Rússia nega que se trate de sequestros e afirma que elas foram transportadas para longe da guerra para a própria segurança.
Fontes: CNN Brasil e Reuters.

GOVERNO IRANIANO INSTALA CÂMERAS PARA VIGIAR VESTIMENTA DE MULHERES
Autoridades do Irã comunicaram, em 8 de abril, a instalação de câmeras em locais públicos, como ruas e praças, para vigiar mulheres que saírem de casa sem o hijab (véu usado para cobrir a cabeça no islamismo) — algo proibido no país. Quem for flagrada receberá uma mensagem de texto advertindo sobre as consequências e pode ser penalizada. Um movimento contra a obrigatoriedade do hijab no Irã vem acontecendo há meses e levando muitas iranianas a deixar de usar o item. Relembre na edição 195.
Fontes: CNN Brasil e Reuters.

ÁREA PRÓXIMA A ACIDENTE NUCLEAR É REABERTA DEPOIS DE 12 ANOS
Em 1º de abril, uma área na cidade japonesa de Tomioka, próximo a Fukushima, foi reaberta, permitindo que os habitantes apreciassem a temporada de floração das cerejeiras locais. A região estava fechada desde 2011, em consequência do acidente ocorrido em uma usina nuclear na cidade de Fukushima, que liberou no ar elementos perigosos à saúde humana. Fumio Kishida, primeiroministro japonês, participou da cerimônia de reabertura.
Fontes: Escritório do Primeiro-Ministro do Japão e O Globo.

#pracegover: Militares, com uniforme verde, boné preto e máscara no rosto, caminham em rua repleta de árvores com flores cor-de-rosa. Crédito de imagem: Tomohiro Ohsumi/Getty Images

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 203 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido