BIG BEN VOLTA A FUNCIONAR APÓS CINCO ANOS
Relógio mais famoso do mundo, o Big Ben, em Londres, capital da Inglaterra, voltou a marcar as horas em 13 de novembro. A data escolhida é o Dia do Armistício, ou Remembrance Day, quando é comemorado o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). O Big Ben ficou desativado por cinco anos para uma reforma, mas funcionou em alguns momentos durante a restauração, como no funeral da rainha Elizabeth II, em 19 de setembro.
Fontes: BBC e G1.

TERREMOTO ATINGE ILHA NA INDONÉSIA
Um terremoto atingiu a ilha de Java, na Indonésia, no dia 21 de novembro, deixando ao menos 162 mortos, 700 feridos e outras centenas de desaparecidos, até o fechamento desta edição. O tremor principal alcançou a magnitude 5,6 na escala Richter, sistema que começa no zero e é usado para indicar o grau de intensidade de terremotos. Outros tremores secundários foram sentidos após o principal. O país é frequentemente atingido por erupções vulcânicas, terremotos e tsunamis por estar próximo a vulcões e falhas geológicas.
Fontes: CNN, Folha de S.Paulo, G1 e US Geological Survey.

ESTÁTUAS DE 2 MIL ANOS SÃO DESCOBERTAS NA ITÁLIA
No dia 8 de novembro, autoridades italianas anunciaram a descoberta, na Toscana, de cerca de 20 estátuas de bronze com mais de 2 mil anos. Em decorrência da lama em volta das obras, elas ficaram protegidas por todo esse tempo e permanecem em excelente estado. O achado será útil para pesquisadores entenderem melhor a transição da civilização etrusca (que habitou a região da Itália) para o Império Romano.
Fontes: G1 e UOL.

BOMBARDEIO AMEAÇA MAIOR USINA NUCLEAR DA EUROPA
Entre 19 e 20 de novembro, uma série de mais de 20 bombas atingiu a usina nuclear de Zaporizhia, na Ucrânia, durante confronto entre russos e ucranianos. Trata-se da maior usina nuclear da Europa. Por ela estar localizada na linha direta do confronto, é difícil identificar qual frente a atacou. Ambos os países negam o ataque e acusam o oponente pelo bombardeio. A área está ocupada desde março por forças russas e é local de atenção em virtude do risco de vazamento de material radioativo, prejudicial à saúde (saiba mais na edição 192).
Fontes: CartaCapital e G1.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS AUMENTAM CONVIVÊNCIA ENTRE URSOS-PARDOS E POLARES
Populações de ursos-pardos da região russa de Yakutia estão migrando cada vez mais para o norte, onde os ursos-polares habitam. De acordo com o cientista russo Innokentiy Okhlopkov, em entrevista à agência de notícias Tass em 7 de novembro, o derretimento incomum das camadas congeladas de mares diminui a área de caça dos ursos-polares e aumenta a dos pardos, fazendo com que ambas as populações tenham mais interações. “É provável que, no futuro, seja comum a existência de híbridos [mistura genética de espécies] de ursos-polares e pardos”, aponta o cientista.
Fontes: Tass e UOL.

Casos de híbridos (foto) entre os animais já foram registrados no Canadá e nos Estados Unidos | #pracegover: Urso com pelos marrons está andando em uma gramado verde, próximo a um tronco de árvore. Crédito de imagem: GettyImages

HOMEM ENCONTRA MENSAGEM DE 135 ANOS ESCONDIDA EM CASA
No dia 14 de novembro, o encanador Peter Allan encontrou uma mensagem de garrafa com mais de 135 anos. Isso aconteceu enquanto ele reformava a casa de Eilidh Stimpson, na Escócia, e descobriu que a garrafa estava escondida embaixo do piso. A dona da residência reuniu a família e quebrou o vidro para ler o que tinha dentro. A mensagem era uma brincadeira de dois trabalhadores de 1881, dizendo que eles “instalaram este piso, mas não beberam o uísque [da garrafa]”.
Fontes: Correio Braziliense e BBC.

#pracegover: Buraco quadrado no chão guarda um pedaço de papel branco dentro de uma garrafa transparente. Crédito de imagem: Reprodução

PAÍSES DO G7 EXIGEM AÇÕES DURAS CONTRA COREIA DO NORTE
Depois de a Coreia do Norte lançar mais um míssil balístico intercontinental próximo ao Japão (relembre na edição 197), os países-membros do G7 (formado pelas nações mais industrializadas do mundo) publicaram uma nota, em 20 de novembro, exigindo ações mais duras contra os norte-coreanos. No comunicado, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, assim como um representante da União Europeia, afirmaram que a Coreia do Norte deve perder os direitos de ter armas nucleares e incentivaram as demais nações a promover sanções (restrições) ao país.
Fontes: Departamento de Estado dos EUA, G1 e Istoé.

ERUPÇÃO VULCÂNICA EM TONGA FOI A MAIS INTENSA JÁ REGISTRADA
De acordo com dados divulgados em 21 de novembro, a erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai, em Tonga (país da Oceania), que ocorreu em janeiro, foi a mais intensa do mundo. Com força equivalente à de cem bombas atômicas, o fenômeno causou estrago em cabos de comunicação, deixando a ilha isolada por semanas. O vulcão ficava embaixo d’água e o fenômeno levou a um tsunami, com onda de cerca de 15 metros (altura de um prédio de cinco andares) que chegou ao Peru, matando duas pessoas.
Fontes: Gaúcha ZH e O Globo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 198 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido