Empresa oferece dinheiro a quem colocar cem baratas dentro de casa
A Pest Informer, empresa de controle de pragas nos Estados Unidos, está oferecendo 2 mil dólares (cerca de 10 mil reais) para quem aceitar colocar cem baratas soltas na própria residência por trinta dias. O objetivo é testar métodos de controle de insetos desenvolvidos pela companhia dentro de uma casa de verdade, em vez de usar um laboratório. De acordo com a NBC News, cerca de 2.200 pessoas já se inscreveram para participar da atividade.
Fontes: Olhar Digital e Terra.

Colômbia elege novo presidente

novo presidente colômbia 190
#pracegover: foto do novo presidente colombiano, Gustavo Petro, com camisa branca e paletó preto. Crédito de imagem: REPRODUÇÃO DE VÍDEO

Em 19 de junho, Gustavo Petro, do partido Colombia Humana, venceu a eleição presidencial da Colômbia com um total de 50,44% dos votos no segundo turno. A posse do novo governo será em 7 de agosto. As propostas de Petro envolvem, entre outros pontos, resolver questões sociais que afetam o país e promover um acordo nacional com diferentes frentes políticas.
Fontes: Folha de S.Paulo e G1.

Equador tem onda de protestos
O governo do Equador decretou estado de exceção (quando alguns direitos são suspensos diante de uma situação especial), em 17 de junho, para tentar controlar as manifestações que acontecem há cerca de uma semana no país contra o preço da gasolina. Alguns desses protestos estão sendo organizados por grupos indígenas, que também se manifestam por outras razões, como o desemprego no país.
Fontes: Folha de S.Paulo e G1.

Eleições do legislativo são realizadas na França
Os franceses foram às urnas no dia 19 de junho para votar em políticos do legislativo, ou seja, aqueles que fiscalizam o governo e debatem leis. O presidente francês, Emmanuel Macron, não conseguiu manter a maioria de aliados entre os eleitos. Dos 577 deputados que compõem o parlamento francês, a união política da qual Macron faz parte conseguiu 245 cadeiras.
Fontes: Correio Braziliense e G1.

Otan diz que guerra na Ucrânia pode durar anos
No dia 19 de junho, o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, disse que a guerra na Ucrânia pode durar anos, ao contrário do que muitos analistas previram. “Precisamos nos preparar para o fato de que [o conflito] pode levar anos. Não podemos desistir de apoiar a Ucrânia”, disse em entrevista ao jornal alemão Bild am Sonntag. “[Isso] mesmo se os custos forem altos, não apenas em apoio militar, como também na alta dos preços de energia e alimentos.”
Fontes: G1 e R7.

Aeroporto em Londres vive caos com bagagens acumuladas

bagagem acumulada aeroporto londres 190
#pracegover: pilha de bagagens acumuladas no aeroporto em Londres. Crédito de imagem: REPRODUÇÃO DE TWITTER

No dia 17 de junho, o aeroporto de Heathrow, em Londres, na Inglaterra, sofreu um problema técnico inusitado. Dezenas de bagagens se acumularam no Terminal 2, criando uma grande bagunça e fazendo com que passageiros aguardassem por mais de duas horas para conseguir retirar suas malas. Alguns precisaram embarcar em voos sem os pertences, mas com a promessa de que os receberiam em breve. As redes sociais foram inundadas com fotos e vídeos de pessoas relatando o ocorrido. De acordo com a rede de notícias BBC, o problema foi resolvido.
Fontes: BBC e UOL.

Chuvas em Bangladesh e na Índia deixam mortos
Milhares de pessoas tiveram que deixar a casa em que moravam e seus veículos em Bangladesh e na Índia após uma série de temporais que se intensificaram em 17 de junho. De acordo com autoridades locais, até o fechamento desta edição, ao menos 61 pessoas tinham morrido em decorrência dos temporais — 42 na Índia e 19 em Bangladesh. Chuvas e enchentes são comuns nesta época do ano na região, mas a frequência e o volume estão aumentando em virtude das mudanças climáticas.
Fontes: Estadão, G1, governo da Índia e Reuters.

Animais são descobertos vivendo embaixo de camada de gelo
Uma equipe de pesquisadores encontrou animais, como crustáceos, vivendo em um rio de água doce abaixo de uma plataforma de gelo da Antártida. A descoberta se deu ao perfurar 500 metros sob o gelo com uma mangueira de água quente e surpreendeu os pesquisadores, que estudavam o impacto das mudanças climáticas. O achado foi registrado na revista Live Science, em 10 de junho.
Fontes: CNN Brasil, Live Science e Smithsonian Magazine.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 190 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • caio.aversari

    1 ano atrás

    Isso foi muuuuuuuito engraçado. Eu nunca ficaria com cem (100) baratas mesmo sendo 2mil dolares (10 mil reais). Caio magister 1º ano C

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido