Começa a Cúpula das Américas
Reunião entre chefes de Estado do continente americano, a Cúpula das Américas começou em 6 de junho, em Los Angeles, Estados Unidos. Por não serem considerados democracias, Venezuela, Cuba e Nicarágua foram vetados pelo país-sede. Em resposta, México e Guatemala foram algumas das nações que decidiram não comparecer. A proposta do evento, que vai até 10 de junho e tem a participação do Brasil, é discutir temas como meio ambiente, comércio e crise energética.
Fontes: G1 e O Globo.

Presidente da Colômbia é condenado a prisão domiciliar
Um tribunal da cidade colombiana de Ibagué concluiu, em 4 de junho, que o presidente do país, Iván Duque, não protegeu o parque nacional de Los Nevados conforme determinação judicial de 2020, que ordenava a criação de uma guarda para o local. Ele recebeu pena de cinco dias em prisão domiciliar (sem poder sair de casa) e multa de cerca de 4 mil dólares (aproximadamente 19 mil reais). O presidente nega as acusações. Especialistas afirmam que a ordem não deve ser cumprida, pois Duque, por ser presidente, só poderia ser julgado pelo congresso do país.
Fontes: CNN Brasil, G1 e Poder360.

Brasileiro Victor Hespanha faz voo espacial
Depois de ser sorteado para uma viagem turística espacial, o brasileiro Victor Hespanha voou, em nave da empresa Blue Origin, na manhã de 4 de junho. Ele partiu do Texas, Estados Unidos, e afirmou ter sido o dia mais feliz de sua vida. A missão durou cerca de dez minutos. Durante três minutos, a tripulação sentiu os efeitos da microgravidade, flutuando na cabine. Relembre a história de Victor na edição 188.
Fontes: Folha de S.Paulo, InfoMoney e UOL..

Petroleiras estrangeiras retomarão atividades na Venezuela
Petroleiras (empresas que comercializam petróleo) que haviam parado de operar na Venezuela poderão retomar as atividades, segundo entrevista concedida por Nicolás Maduro, presidente do país, à Radio del Sur, da Argentina, em 4 de junho. Os acordos para o funcionamento dessas empresas haviam sido suspensos após sanções econômicas (restrições) impostas pelos Estados Unidos à Venezuela. No entanto, o país norte-americano voltou a conceder licenças para algumas petroleiras. Relembre a crise vivida na Venezuela na edição 126.
Fontes: Estadão, Gazeta do Povo e Radio del Sur.

Rainha Elizabeth II comemora jubileu de platina

jubileu platina elizabeth II 189
Elizabeth II ao lado do filho, o príncipe Charles, durante as celebrações. / #pracegover: Rainha Elizabeth II acenando para a população. Ela veste chapéu e vestido verde, com luvas brancas. Ao lado da rainha, seu filho, príncipe Charles veste terno e gravata azul. Crédito de imagem: GETTY IMAGES

Entre os dias 2 e 5 de junho, foram realizadas, no Reino Unido, as comemorações do Jubileu de Platina, marcando os 70 anos de reinado de Elizabeth II. O evento teve shows de artistas como Diana Ross, Alicia Keys e a banda Queen. O compositor e produtor Andrew Lloyd Webber criou uma apresentação especial para a ocasião, com a presença de artistas dos musicais O Rei Leão, O Fantasma da Ópera e Hamilton. Um dos momentos mais comentados da celebração foi quando a rainha participou de uma cena curta ao lado do personagem Paddington, popular no país.
Fontes: G1 e Metrópoles.

Tartaruga rara nasce na Suíça
O zoológico Tropiquarium de Servion, na Suíça, anunciou o nascimento da primeira tartaruga-das-galápagos albina já vista, em 3 de junho. Ela cabe na palma da mão de um adulto e pesa cerca de 50 gramas. O proprietário do zoológico, Philippe Morel, declarou à imprensa local que é uma sorte esse animal ter nascido em cativeiro, pois na natureza ele duraria apenas algumas semanas — a coloração branca pode atrair predadores.
Fontes: Metrópoles e Um Só Planeta.

Vietnã inaugura ponte de vidro mais longa do mundo
No dia 28 de maio, a ponte White Dragon (dragão branco, em tradução livre) foi aberta ao público depois de bater a marca no Guinness World Records (Livro dos Recordes) como ponte de vidro mais longa do planeta. A estrutura suspensa tem 632 metros de comprimento, piso transparente com três camadas de vidro temperado (um tipo mais resistente do material) e passa por um vale de 150 metros de profundidade. O recorde anterior era de uma ponte chinesa de 526 metros.
Fontes: CNN e G1.

Japão flexibiliza entrada de turistas estrangeiros
Depois de dois anos de restrições severas em decorrência da covid-19, o Japão flexibilizou a entrada de turistas vindos de 98 países. A partir de 10 de junho, estrangeiros poderão visitar o país, desde que em grupos turísticos previamente autorizados. Os países serão divididos em três categorias de risco (vermelha, amarela e azul) e deverão cumprir protocolos de acordo com a classificação recebida pelo governo japonês.
Fontes: BBC e Veja.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 189 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido