Tempestades deixam mortos e feridos no Canadá
Fortes tempestades atingiram o Canadá, principalmente na região de Ontário, em 21 de maio. Até o fechamento desta edição do Joca, as autoridades tinham confirmado oito mortos e estragos na estrutura de algumas cidades. Danos ocorridos na rede de transmissão também deixaram ao menos 500 mil pessoas sem energia elétrica.
Fontes: G1 e The Guardian.

tempestade canadá 188
#pracegover: foto de construções destruídas pela tempestade. Crédito de imagem: @OLIHORN1_TWITTER

Argentina registra suspeita de varíola símia
O governo argentino anunciou, em 22 de maio, o primeiro caso suspeito de varíola símia do país — a doença é popularmente conhecida como varíola do macaco, já que, geralmente, as pessoas se contaminam pelo contato com primatas. Caso seja confirmado, este será o primeiro caso da doença na América do Sul. O paciente tem sintomas típicos da enfermidade, como inflamações na pele e febre. Ele esteve na Espanha, onde há um surto desse tipo de varíola.
Fontes: BBC, IstoÉ Dinheiro e R7.

varíola argentina 188
#pracegover: mão e perna de pessoa com lesões, que parecem bolhas, causadas pela varíola. Crédito de imagem: WIKIMEDIA COMMONS

Pela primeira vez, número de pessoas forçadas a deixar a casa em que moram passa de 100 milhões
Dados divulgados pelo ACNUR (Agência da Organização das Nações Unidas Para Refugiados) em 23 de maio mostraram que, pela primeira vez, a quantidade de pessoas forçadas a se deslocar, deixando o lugar onde vivem, passou de 100 milhões no mundo. Elas fogem de conflitos e violações de direitos humanos, por exemplo. O número foi impulsionado, recentemente, pela guerra na Ucrânia. Entre esses indivíduos há refugiados e os que se deslocam dentro do próprio país.
Fontes: ACNUR, G1 e O Globo.

Iraque é atingido por tempestade de areia
No dia 16 de maio, o Iraque foi atingido pela oitava tempestade de areia em semanas. O fenômeno natural obrigou o fechamento de aeroportos e escolas. No dia seguinte, ainda era possível ver praças, carros e telhados completamente cobertos por uma fina camada do material. Autoridades locais sugerem o plantio de florestas como uma barreira para evitar que as tempestades impactem as cidades novamente. Saiba mais no portal do Joca.
Fontes: BBC e O Globo.

Dente de criança de milhares de anos é achado no Laos
A revista científica Nature Communications publicou, em 17 de maio, um estudo mostrando que cientistas encontraram o dente de uma criança que viveu há milhares de anos. O fóssil tem entre 164 mil e 131 mil anos e a descoberta ocorreu em 2018, dentro de uma caverna no Laos, país da Ásia. Anos de estudo foram necessários para identificar exatamente do que se tratava. O próximo passo será tentar extrair o DNA do item para entender mais sobre os humanos de antigamente.
Fontes: CNN Brasil e revista Galileu.

Floresta escondida ´é achada em buraco na China
No dia 20 de maio, cientistas chineses anunciaram a descoberta de uma floresta inteira escondida dentro de um buraco gigante na província de Guangxi. Os pesquisadores acreditam que ela possa abrigar diversas espécies de animais e plantas ainda não conhecidos pela ciência, uma
vez que nunca foi explorada. As expedições no local já começaram.
Fontes: Aventuras na História, Diário do Nordeste e G1.

floresta escondida 188
#pracegover: foto aérea de buraco na floresta que apresenta outras árvores dentro. Crédito de imagem: REPRODUÇÃO DE VÍDEO

No Japão, cães viajam de trem em assentos comuns
Vinte e um cachorros japoneses fizeram uma viagem de trem em um vagão especial, para poder apreciar a paisagem ao lado dos tutores, no dia 21 de maio. Geralmente, esses animais ficam dentro de caixas de transporte, mas na ocasião puderam viajar mais livremente. A ideia, da companhia de trens Japan Railways, surgiu como um teste após muitas pessoas reclamarem de ter que colocar os cães nas caixas. Para receber os animais, a empresa implantou algumas medidas, como cobrir os assentos com plástico.
Fontes: BBC e UOL.

Australianos têm novo primeiro-ministro
Anthony Albanese foi eleito primeiro-ministro australiano, em 21 de
maio. No discurso da vitória, ele anunciou que pretende tornar o país uma superpotência em energia renovável — atualmente, a Austrália está entre as nações mais ricas que mais emitem gases poluentes e mais consomem carvão para gerar energia. Nos últimos anos, o país tem enfrentado recordes de enchentes e incêndios florestais em decorrência das mudanças climáticas.
Fontes: G1 e The Guardian.

novo primeiro ministro austrália 188
#pracegover: Anthony Albanese, novo primeiro-ministro australiano, usa paletó azul, camisa branca e gravata cinza. Crédito de imagem: CC COMMONS

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 188 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido