CASA BRANCA TERÁ PRIMEIRA PORTA-VOZ NEGRA E LGBTQIA+ NA HISTÓRIA
Karine Jean-Pierre, que cumpria o papel de vice-secretária de imprensa do governo do presidente Joe Biden, assumirá o cargo de porta-voz da Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, em 13 de maio. Karine será a primeira mulher negra e LGBTQIA+ (sigla para lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, entres outros grupos) a exercer esse papel — quem ocupa o cargo faz a ponte entre a imprensa e o governo dos EUA.
Fontes: Folha de S.Paulo e G1

IRLANDA DO NORTE CONHECE RESULTADO DAS ELEIÇÕES
No dia 7 de maio saiu o resultado das eleições na Irlanda do Norte, realizadas dois dias antes. O partido Sinn Féin foi o que elegeu o maior número de políticos para o Parlamento (responsável por promover leis e representar a população). Michelle O’Neil, vice-presidente do partido, declarou em comunicado que “independentemente das origens religiosas, políticas ou sociais, o compromisso é fazer a política funcionar”. Entre os direitos do partido majoritário está a nomeação do líder da região.
Fontes: CNN e Nexo.

TÚMULO FICTÍCIO DE DOBBY CAUSA PROBLEMAS NO PAÍS DE GALES
No filme Harry Potter e As Relíquias da Morte – Parte 1, lançado em 2010, existe uma cena filmada na praia Freshwater West, no País de Gales, em que o personagem Dobby morre e é enterrado. Desde então, fãs começaram a frequentar a praia da vida real e criar túmulos em homenagem ao elfo, com pedras e presentes. O problema é que, atualmente, o local está cheio de homenagens e as autoridades precisam decidir se isso deve continuar. Uma pesquisa está sendo feita com os moradores da região para saber a opinião deles. A enquete ficará aberta até 31 de maio.
Fontes: G1 e Metrópoles.

ITÁLIA ALTERA LEIS QUE PRIORIZAVAM O USO DO SOBRENOME PATERNO EM CRIANÇAS
No dia 27 de abril, o Tribunal Constitucional da Itália determinou que as crianças nascidas no país devem receber o sobrenome tanto da mãe como do pai. A decisão é contrária a duas regras que existiam no país: uma determinava que os filhos não poderiam receber apenas o sobrenome materno, enquanto a outra estabelecia que, em casos de desentendimentos judiciais, apenas o sobrenome paterno deveria ser utilizado. Agora, os italianos aguardam pela regulamentação da nova lei.
Fontes: IG e Marie Claire.

EXPLOSÃO NA CIDADE DE HAVANA DESTRÓI PARTE DE HOTEL LUXUOSO
Em Havana, capital de Cuba, uma explosão destruiu parte do Hotel Saratoga, considerado de luxo na região, em 6 de maio. Segundo as primeiras investigações, o desastre foi causado por um vazamento de gás. Até o fechamento desta edição, 31 mortes estavam confirmadas. O hotel estava fechado em virtude da pandemia e aguardava pela reabertura, em 10 de maio. Segundo o Ministério do Turismo cubano, havia trabalhadores no local no momento da explosão.
Fontes: CNN, G1 e iG.

NÚMERO DE CASOS DE SARAMPO NO CONTINENTE AFRICANO AUMENTA 400%
A África registrou, nos primeiros três meses de 2022, 17.500 casos de sarampo, um aumento de 400% quando comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados são incomuns, pois o sarampo é uma doença que pode ser evitada com vacinação. Em comunicado feito em 28 de abril, a OMS África (Organização Mundial da Saúde no continente) informou que as desigualdades de acesso à saúde e a sobrecarga do sistema durante a pandemia foram os principais motivos para o aumento.
Fonte: OMS África.

CONFLITO IMPEDE QUE 25 MILHÕES DE TONELADAS DE GRÃOS SAIAM DA UCRÂNIA
Um dos principais exportadores de trigo e outros cereais no mundo, a Ucrânia tem cerca de 25 milhões de toneladas de grãos presos em seu território e que não podem ser vendidos e enviados para outras nações em decorrência do bloqueio de estradas e portos, ocupados pelos russos na guerra. A informação foi divulgada pela Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês), em 6 de maio. De acordo com a entidade, isso pode levar a um aumento ainda maior no preço dos alimentos.
Fontes: G1 e Reuters.

PRIMEIRO-MINISTRO DO SRI LANKA DEIXA O CARGO
No dia 9 de maio, o primeiro-ministro (político com responsabilidades parecidas com as de um presidente) do Sri Lanka, Mahinda Rajapaksa, pediu para deixar o cargo. Isso aconteceu após um fim de semana de manifestações no país contra a maneira como ele gerencia a economia. Houve confronto nas ruas entre apoiadores e críticos do governo, deixando três mortos e mais de 150 feridos.
Fontes: CNN e O Globo.

NÚMEROS DA COVID-19

MUNDO
TOTAL DE CASOS: 515.192.979*
TOTAL DE MORTES: 6.254.140*
PESSOAS VACINADAS, 1ª DOSE: 5.160.000.000**
PESSOAS TOTALMENTE VACINADAS: 4.680.000.000**
Fontes: *Organização Mundial da Saúde; **Our World in Data; dados de 9 de maio.

BRASIL
TOTAL DE CASOS: 30.574.245
TOTAL DE MORTES: 664.192
TOTAL DE DOSES APLICADAS – 1ª DOSE: 174.167.351
TOTAL DE DOSES APLICADAS – 2ª DOSE OU DOSE ÚNICA: 160.568.321
Fonte: Ministério da Saúde, dados de 9 de maio.

Texto originalmente publicado na edição 187 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • 1 ano atrás

    Eu achei muito interessante e legal as pessoas homenagearem a morte falsa do personagem.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido