Produtores rurais promovem protesto na Argentina
Um grupo de produtores rurais organizou uma manifestação pelo centro de Buenos Aires, capital argentina, no dia 13 de abril. Eles protestaram contra políticas impostas pelo governo que consideram prejudiciais para quem trabalha com o setor agropecuário. Tratores, carros e motos participaram da caravana. No fim, mais de mil pessoas se reuniram em frente à Casa Rosada (onde o presidente trabalha) com cartazes. O governo rebateu os protestos dizendo que as reivindicações ainda “não estão muito claras”.
Fontes: CNN e Estadão.

Emmanuel Macron é reeleito presidente da França
Em 24 de abril, no segundo turno das eleições, os franceses reelegeram Emmanuel Macron como presidente do país. Ele recebeu 58,6% dos votos, contra 41,4% da Marine Le Pen, sua rival na disputa. Macron fez um discurso no Champ de Mars, uma das maiores áreas verdes de Paris, agradecendo seus eleitores e afirmando que pretende governar para todos.
Fontes: Estadão e G1.

Rainha Elizabeth II completa 96 anos e vira boneca Barbie
No dia 21 de abril, a rainha Elizabeth II, do Reino Unido, completou 96 anos. Como forma de homenageá-la, a fabricante de brinquedos Mattel lançou uma boneca Barbie com o rosto da monarca e a tiara usada em seu casamento. O estoque do brinquedo no site da marca já está esgotado. A boneca também é uma homenagem aos 70 anos de reinado de Elizabeth II, também celebrados em 2022.
Fontes: Correio Braziliense, G1, Mattel e Veja.

Enchentes causam centenas de mortes na África do Sul
Chuvas que atingiram a costa leste da África do Sul na semana de 11 de abril, causando enchentes e deslizamentos de terra, levaram milhares de pessoas a ficarem desabrigadas e provocaram a morte de mais de 400 habitantes. Até o fechamento desta edição, equipes de resgate seguiam procurando por desaparecidos.
Fontes: CNN Brasil, DW, G1 e UOL

Sri Lanka enfrenta crise econômica e protestos
A cidade de Colombo, no Sri Lanka, foi alvo de protestos no dia 20 de abril. O país está passando por uma crise tão forte na economia que estão faltando remédios nos postos de saúde. O governo tenta reverter a situação e pediu um empréstimo ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Além disso, suspendeu o pagamento de dívidas externas (dinheiro que deve a outros países).
Fontes: The Guardian e UOL

Astronautas da China retornam à Terra após 183 dias no espaço
Uma equipe chinesa de astronautas, composta por dois homens e uma mulher, pousou em Terra no dia 16 de abril, depois de passar 183 dias no espaço. Essa foi a missão espacial tripulada mais longa já realizada pelo país. Os astronautas passaram esse tempo trabalhando na construção da estação espacial chinesa, chamada Tiangong. Mais missões tripuladas estão previstas para seguir o trabalho na estação, que deve estar concluída até o fim do ano.
Fontes: CNN Brasil e G1.

Líderes das Coreias do Sul e do Norte trocam mensagens
Perto do fim de seu mandato, o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, enviou cartas ao ditador norte-coreano, Kim Jong-un, em busca da retomada de um diálogo entre os países, que vivem décadas de tensão. Kim respondeu agradecendo o sul-coreano pelos esforços em busca de paz. Em 10 de maio, Yoon Suk-yeol tomará posse como novo presidente da Coreia do Sul.
Fontes: O Globo e UOL.

Pessoa mais velha do mundo morre, aos 119 anos, no Japão
Em 19 de abril, Kane Tanaka, a pessoa mais velha do mundo, morreu, aos 119 anos. Ela nasceu em 2 de janeiro de 1903, na região de Fukuoka, sudoeste do Japão. Tanaka chegou a ser convidada a participar do revezamento da tocha olímpica dos Jogos de Tóquio, em 2021, mas ficou de fora em virtude da pandemia de covid-19. O governador local, Seitaro Hattori, enviou um comunicado à imprensa lamentando a perda.
Fontes: CNN e G1.

Números da covid-19

Mundo
Total de casos: 507.501.771*
Total de mortes: 6.220.390*
Pessoas vacinadas, 1ª dose: 5.130.000.000**
Pessoas totalmente vacinadas: 4.640.000.000**
Fontes: *Organização Mundial da Saúde; **Our World in Data; dados de 25 de abril.

Brasil
Total de casos: 30.349.463
Total de mortes: 662.646
Total de doses aplicadas – 1ª dose: 174.431.499
Total de doses aplicadas – 2ª dose ou dose única: 158.604.817
Fonte: Ministério da Saúde, dados de 25 de abril.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 186 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • alunosjunqueiropolis24

    1 ano atrás

    Uma chuva pode acabar em muitas mortes e as pessoas dizem que uma chuva nao mata, mas ainda podem ter pessoas soterradas.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido