Maior navio de cruzeiro do mundo estreia nos EUA
No dia 4 de março, o maior navio de cruzeiro do mundo zarpou para a primeira viagem. Batizado de Wonder of the Seas, ele tem 235.857 toneladas, ou seja, é quase cinco vezes mais pesado do que o famoso Titanic, que naufragou em 1912. A embarcação tem 19 piscinas, 11 bares, 20 restaurantes, uma pista de gelo e 20 mil plantas e árvores. O Wonder of the Seas saiu da Flórida, nos Estados Unidos, e chegou ao Caribe em 11 de março.
Fontes: O Globo e Veja.

Eleições legislativas são realizadas na Colômbia
Uma eleição para compor o Congresso colombiano ocorreu no dia 13 de março. Os cidadãos foram às urnas para votar para deputado e senador. A eleição para presidente só ocorre em 29 de maio. Ao contrário do que acontece no Brasil, o voto é opcional na Colômbia e, na maioria das vezes, apenas 50% das pessoas comparecem para exercer o direito.
Fontes: G1 e Istoé.

Capitais europeias têm protestos contra guerra na Ucrânia
No dia 12 de março, diversas cidades da Europa registraram manifestações contra a guerra na Ucrânia. Milhares de pessoas se reuniram em locais como Berlim, na Alemanha, e Florença, na Itália, com cartazes e megafones exigindo que as tropas russas se retirem do país. Na Rússia, no entanto, os protestos estão sendo repreendidos: apenas no dia 6 de março, cerca de 4.300 pessoas foram detidas durante uma manifestação.
Fonte: G1.

Otan realiza exercícios militares na Noruega
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e países associados começaram uma série de exercícios militares na Noruega, em 14 de março. Conhecido como Cold Response 2022, o treinamento funciona para testar a capacidade do país em receber reforços externos em caso de invasão ou ataque. Os exercícios já estavam marcados para acontecer antes do começo dos conflitos na Ucrânia. Autoridades convidaram representantes da Rússia para assistir aos treinamentos como um sinal de boa vontade, mas o convite não foi aceito.
Fontes: G1 e UOL.

Companhias mudam rotas para que voos não passem pela Rússia
Empresas de aviação estão precisando refazer rotas para evitar que as aeronaves passem pelo espaço aéreo russo durante o período de conflito com a Ucrânia. “O impacto disso é tão grande que, neste estágio, infelizmente, não podemos oferecer conexões de passageiros para todos os nossos destinos asiáticos”, publicou Pertuu Jolma, vice-presidente da equipe de planejamento de tráfego da empresa Finnair, da Finlândia, em seu blog no dia 7 de março.
Fontes: CNN Brasil e O Globo.

Índia dispara míssil por acidente
O Ministério da Defesa da Índia emitiu um comunicado, em 11 de março, informando que o país disparou acidentalmente um míssil contra o Paquistão. “Durante uma operação de manutenção de rotina, uma falha técnica levou ao disparo acidental do míssil”, disse a nota. O órgão ainda informou que está investigando o erro para evitar que se repita. O governo paquistanês disse que foi uma ação imprudente e que destruiu edifícios. Nenhuma morte foi divulgada.
Fontes: CNN Brasil e Correio Braziliense.

Elefante sagrado morre no Sri Lanka
O elefante mais sagrado do Sri Lanka morreu no dia 7 de março, aos 68 anos. Raja era o animal mais importante do festival budista Esala Perahera, que tem a participação de cem bichos e acontece anualmente na cidade de Kandy. Pessoas do país inteiro lamentaram a morte de Raja e o presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaka, determinou que o elefante fosse declarado tesouro nacional.
Fontes: BBC e O Globo.

China registra maior número de casos de covid-19 em dois anos
No dia 13 de março, a China registrou 3.939 casos de covid-19 em 24 horas, o número mais alto nos últimos dois anos no país. Com isso, a Comissão Nacional de Saúde informou que bairros em Xangai foram isolados e que os moradores devem permanecer em casa. Houve fechamento de escolas, shoppings e restaurantes. Yanji, uma cidade de 700 mil habitantes, também entrou em quarentena. Testagens em massa estão sendo feitas nas regiões afetadas para identificar onde estão os pontos mais críticos.
Fontes: G1 e UOL.

Números da covid-19

Mundo
Total de casos: 456.797.217*
Total de mortes: 6.043.094*
Pessoas parcialmente vacinadas: 5.010.000.000**
Pessoas totalmente vacinadas: 4.460.000.000**
Fontes: *Organização Mundial da Saúde; **Our World in Data; dados de 14 de março.

Brasil
Total de casos: 29.368.776
Total de mortes: 655.078
Total de doses aplicadas – 1ª dose: 171.121.073
Total de doses aplicadas – 2ª dose ou dose única: 152.270.237
Fonte: Ministério da Saúde, dados de 14 de março.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 183 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido